scorecardresearch ghost pixel



Cartão de débito ganhará função igual a do PIX e comerciantes comemoram

Empresas do segmento de cartões de débito buscam forma de melhorar a concorrência com o PIX. Entenda como vai funcionar a novidade.



Para entrar na concorrência com o PIX, a transferência de recursos nas operações feitas com o cartão de débito poderão ser feitas de maneira instantânea. Assim, o comércio deverá receber na hora da compra. Veja qual a previsão de lançamento da mudança.

Leia mais: Alerta! Dados de cartões de crédito e débito de brasileiros são vazados na Dark Web

A previsão é que tais alterações comecem a valer no ano que vem. A intenção é fazer com que os comerciantes que vendem por meio do cartão de débito recebam o dinheiro no mesmo instante. A iniciativa vem sendo elaborada pelas empresas do setor de cartões.

Cartões de débito na concorrência com o PIX

O que se espera é melhorar a competitividade dos cartões de débito, diante da crescente concorrência com o PIX. Para tanto, quatro iniciativas estão em fase de elaboração por parte do setor de cartões.

Entre elas estão o “click to pay”. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) quer permitir que os clientes consigam pagar com débito em compras feitas por meio da internet em um único clique, sem precisar acessar o aplicativo do banco, deixando a experiência de compra ainda mais prática e rápida.

Outra medida que está em fase de estudos é o débito sem senha. A intenção é permitir o uso dessa opção de pagamento nos serviços de streaming e aplicativos de transporte.

Depósito instantâneo com cartão de débito

Em relação ao comércio, a intenção é fazer com que os pagamentos no débito caiam na conta dos comerciantes em questão de segundos, como acontece hoje com o PIX. Da forma atual, o comerciante só recebe o valor da venda depois de dois dias.

Há ainda mais um projeto que pretende melhorar a concorrência dos cartões de crédito na crescente escalada do PIX. É o parcelamento de compras com cartão de débito, sem a cobrança de juros. A medida está em fase de estudos e pode ser implantada no ano que vem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário