Um hábito muito comum na cozinha de muitos brasileiros é deixar o pano de prato na porta do forno do fogão. Você faz isso? Tem gente que acha mais prático e outros aproveitam o calor do fogão para secar o tecido mais rápido. Seja qual for a sua desculpa, saiba que esse gesto que parece inofensivo pode colocar a segurança da casa em risco.
Leia mais: Metais pesados em barra de chocolate: quais são os riscos à saúde?
É muito comum deixar o pano no fogão sem nem se preocupar com esse hábito, até mesmo porque muitos de nós crescemos vendo isso acontecer com frequência nas casas das famílias. Sem contar que são poucos os relatos que chegam ao conhecimento das pessoas sobre os riscos dessa prática, certo? Mas é bom se informar!
Pano de prato no fogão? Não faça mais isso!
Nós te daremos duas as razões para que você nunca mais pense em deixar o pano de prato na porta do forno do fogão outra vez, combinado? O primeiro deles é o mais preocupante: há um grande risco de incêndio.
Talvez você nem tenha se dado conta de que essa prática pode ser terrível em caso de chamas. O pano pode pegar fogo rapidamente quando está tão perto do fogão, espalhando as chamas pela casa mais facilmente. Segundo alguns especialistas, é algo que pode acontecer até mesmo quando as “bocas” estão desligadas, já que existe um calor residual que talvez não seja notado pelas pessoas, mas que está ali em quantidade suficiente para colocar fogo.
O outro motivo diz respeito às bactérias. No fogão, o pano pode ficar muito mais exposto às sujeiras que caem dos restos de comida e gordura. É tudo o que as bactérias, os fungos e germes precisam para tomar conta do pedaço.
Há ainda mais um fator de risco, que é o calor. Ele pode acelerar o crescimento dos microrganismos, viu? Se você usar o pano na sequência, pode até comprometer as suas receitas.
Por isso, abandone já esse hábito e deixe o pano em um lugar seguro, com ganchos, sem contato com outras superfícies. E lembre-se de lavar todos com muita frequência. Pelo menos duas vezes por semana.