O freezer é uma grande ajuda para conservar alimentos no dia a dia, isso é um fato. O congelador surgiu em 1876 e permitiu que alimentos perecíveis fossem armazenados por longos períodos de tempo, proporcionando maior comodidade e segurança alimentar.
Veja também: Você guarda comida com papel alumínio na geladeira? Então precisa ver este alerta
Porém, sabe aqueles alimentos que você acha que pode colocar direto no congelador? Então, nem todos aguentam o tranco! Confira a lista de alguns que não podem ser congelados:
Os alimentos que você não pode colocar no congelador
Ovos: Eles são sensíveis, então cuidado! A expansão da clara e da gema pode fazer a casca rachar e deixar o ovo vulnerável a bactérias. Então, cuidado ao manuseá-los.
Carne que já foi descongelada: Depois de descongelar, não congela de novo, não! A carne pode desenvolver microorganismos quando descongelada na temperatura ambiente e só o calor pode eliminá-los.
Massa cozida: Congelar massa já preparada pode mudar completamente a textura e consistência original, deixando mole e com excesso de líquido. Melhor evitar!
Frutas e vegetais com muita água: A melancia e o pepino, por exemplo, podem ficar com textura estranha ao descongelar. Se for bater no liquidificador ou processador, pode congelar sim.
Derivados do leite: Congelar iogurtes e queijos não é uma boa ideia, não. Eles podem talhar e ter o sabor e textura alterados em baixas temperaturas.
Molhos com amido de milho ou farinha: Pode congelar o molho de tomate, mas cuidado com os que contêm amido ou farinha. Eles podem rachar e ficar com uma consistência estranha ao descongelar.
Comidas enlatadas: Elas já são feitas para aguentar a temperatura ambiente por um tempão, então nem precisa congelar. Se sobrar algo, coloque na geladeira, certo?
Café: Não congele café em grão ou em pó, não! O café fica seco em baixas temperaturas. Armazene ele em um pote bem fechado, fresco, longe da luz e da umidade.