scorecardresearch ghost pixel



PBE 2023: Inmetro refaz tabela de consumo de novos veículos; veja o que mudou

Recurso que apresenta informações de 747 modelos de veículos ajuda motoristas a analisar a eficiência dos carros. Veja as atualizações.



O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é um serviço bem relevante para aqueles que pretendem  comprar um carro 0 km, seminovo ou usado. Isso porque é por meio dele que motoristas podem consultar a eficiência energética dos veículos disponíveis no país. Dá uma olhada!

Leia mais: Trocar de carro está mais difícil no Brasil, e não é só pelo preço

Recentemente, a tabela foi atualizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e agora traz novas informações sobre a eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil, de acordo com o Governo Federal.

A lista conta com 747 modelos e versões que inclui novidades, como os Volkswagen Polo Track e Virtus e o híbrido Lexus RX 500. O governo também esclareceu que um dos pontos altos da listagem é a apresentação da autonomia no modo elétrico, dado adicional que passa a ser exibido na tabela 2023 em quilômetros de alcance, para os modelos elétrico VE e VEHP. Os aprimoramentos foram feitos com o intuito de facilitar o entendimento dos consumidores.

Na lista, é importante ressaltar que o menor valor indicado significa que o automóvel tem uma taxa de eficiência energética alta.

Atualizações dos veículos

O modelo BYD Song Plus garante uma eficiência energética de 0,62 MJ/km, com consumo de gasolina de 15,6 km/l na cidade e de 13,4 km/l na estrada. Já o Honda Civic Touring Hybrid tem eficiência de 1,21 MJ/km e consumo de gasolina de 18,3 km/l (cidade) e de 15,9 km/l (estrada).

O Ford F-150 apresenta taxa de 3,13 MJ/km, além de gastar 6,3 km/l de gasolina na cidade e 8,6 km/l na estrada. O Toyota Hilux GR-Sport apresenta bons números, com 2,69 MJ/km de eficiência energética e consumo de diesel de 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

Outro modelo que também faz parte da lista é o Land Rover Range Rover Velar Plug-in, com uma eficiência de 1,04 MJ/km, fazendo 8,6 km/l quando nas áreas urbanas e 9,4 km/l na estrada. O consumo equivalente de energia (modo elétrico em km/l) é de 19,1 km/l na cidade e 20,1 km/l nas rodovias.

O Lexus RX 500h mostra eficiência de 2,05 MJ/km e consumo com gasolina: 10,5 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada). O Volvo XC60 T8 aparece com um dos números mais baixos de eficiência com 0,74 MJ/km. Com ele, é possível percorrer 11,2 km/l de gasolina tanto na cidade como na estrada.

Já o consumo equivalente de energia (modo elétrico em km/l) é de 28,9 km/l (cidade) e 25,9 km/l (estrada).

Os carros Volkswagen Polo Track, Volkswagen Virtus TSI MT e Volkswagen Virtus TSI AT utilizam gasolina e etanol. A taxa de eficiência energética é de 1,51 MJ/km, 1,47 MJ/km e 1,60 MJ/km, respectivamente.

É possível encontrar a tabela na íntegra uma seção específica no site do Governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário