Um dos chocolates mais consumidos em todo o mundo deverá mudar a sua logo nos próximos meses. O pico da montanha Matterhorn será retirado da embalagem do Toblerone quando parte da sua produção for transferida da Suíça para a Eslováquia. De acordo com a fabricante, a Mondelez, a montanha é um dos cartões postais da Suíça.
Leia mais: Justiça decreta falência de fábrica de chocolates famosa no Brasil
O famoso desenho será substituído por um pico mais genérico. Com isso, a mudança na embalagem será feita devido a uma lei que visa proteger a marca “Suíça”, em vigor no país desde 2017. Pela legislação, os símbolos suíços não podem ser utilizados para promover produtos à base de leite que não sejam fabricados exclusivamente no país.
No caso de produtos de outros gêneros alimentícios, pelo menos 80% da produção deve ser feita em solo suíço. Como parte da produção do Toblerone será feita na Eslováquia, a embalagem precisará passar pela alteração.
Mudança no chocolate visa expandir a marca futuramente
Em um comunicado enviado à BBC, a Mondelez informou que está transferindo parte da produção para a Eslováquia com o intuito de “responder ao aumento da demanda mundial e expandir a nossa marca Toblerone no futuro”. Ademais, a companhia ainda informou que incluirá uma “nova fonte e logotipo diferenciados, inspirados ainda mais nos arquivos Toblerone, e a inclusão da assinatura de nosso fundador, Tobler”.
O chocolate em forma de montanha é feito com leite suíço e nougat de amêndoas e mel. Ele foi colocado à venda pela primeira vez em 1908, na cidade de Berna, capital da Suíça.
A característica silhueta de Matterhorn só apareceu nas embalagens do chocolate em 1970. Antes, o produto tinha estampada uma águia e também um urso, como informado pelo próprio site da Toblerone. Por fim, a Mondelez afirmou que Berna “é uma parte importante da nossa história e vai continuar a ser no futuro”.