scorecardresearch ghost pixel



Por que Anatel apreendeu aparelho POLÊMICO que é sucesso na web?

Agência afirma que o Flipper Zero, usado para entrada em redes de internet sem fio, pode facilitar a prática de crimes ou contravenções.



Sucesso no TikTok, o Flipper Zero é usado para testes de acesso a redes de internet sem fio. Contudo, por não ter homologação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o órgão anunciou a apreensão de uma carga do aparelho portátil. O aparelho tem venda proibida em território nacional.

Leia mais: Adeus ao ‘gatonet’: Anatel se junta à Ancine na luta contra IPTVs piratas

A justificativa é que o aparelho que emite radiofrequência pode ser uma ferramenta usada em fins ilícitos, inclusive para facilitar crimes ou contravenção.

Flipper Zero

No site oficial do produto, a descrição indica que se trata de uma multiferramenta em formato de brinquedo para pentesters, ou seja, pessoas que fazem testes de invasão e geeks. Igualmente, a apresentação do produto indica que “ele adora hacker coisas digitais, como protocolos de rádio, sistemas de controle de acesso, hardware e muito mais”. Para isso, o aparelho usa um código aberto personalizável.

Enquanto no Brasil as ofertas mais baratas do aparelho estão na faixa de R$ 1700, nos Estados Unidos, o Flipper Zero custa cerca de US$ 200. Desde o seu lançamento, em 2019, houve a venda de mais de 150 mil aparelhos.

Na Rede Social que faz sucesso com adolescentes, há diversos vídeos que demonstram, por exemplo, as utilidades e truques possíveis com o uso do aparelho. Um deles demonstra um usuário usando o Flipper Zero para copiar um cartão de desbloqueio da porta de seu condomínio e aplicando o código em chaveiros comprados na internet.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário