As redes sociais abriram portas para que todas as pessoas consigam expressar opiniões, sobre diversos assuntos, e serem notadas por um número maior de pessoas, de uma só vez. Só que a depender da exposição, alguns trabalhadores podem até mesmo serem demitidos por justa causa. Veja em quais situações.
Leia mais: Não tem para onde correr! Montadora famosa também anuncia demissão em massa
Entre os pontos de maior atenção, os trabalhadores devem ter cuidado para não violar algumas regras das empresas. Principalmente no que diz respeito à imagem de terceiros e informações sensíveis que podem comprometer diversos projetos.
Postagem nas redes sociais pode render demissão por justa causa?
Alguns tipos de postagens podem, sim, render demissão por justa causa. É essencial que os trabalhadores conheçam as regras da empresa e tenham a liberdade de conversar com os superiores sobre alguns assuntos que desejam compartilhar com todos nas redes sociais.
Além disso, mensagens ofensivas nas redes sociais, que comprometam a imagem da empresa ou violem o código de conduta do empregador também são razões suficientes para uma demissão por justa causa.
A orientação é que a empresa também informe ao trabalhador sobre os limites de uso das redes sociais. Além disso, em alguns casos, cabe à empresa reforçar a importância da confidencialidade para que o empregado não alegue desconhecimento sobre a necessidade de não expor determinados assuntos.
Em casos de demissão por justa causa, a empresa precisa reunir provas da situação de falta grave por parte do funcionário. É por isso que as redes sociais entram para comprovar tal erro.
O que a pessoa demitida por justa causa recebe?
A pessoa demitida por justa causa recebe somente o salário e férias vencidas. Ele não tem direito ao aviso prévio, 13º proporcional e nem a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A pessoa que sentir que foi injustiçada em uma demissão por justa causa pode procurar a Justiça, mas terá que comprovar que a postagem nas redes sociais não feriu a empresa e nem causou danos. Para evitar problemas, a orientação é usar a liberdade de expressão com cautela e sem expor o trabalho.