A colher de pau deve ser evitada na cozinha. A recomendação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O motivo é bem simples: infelizmente, esse item tão comum na casa dos brasileiros e em muitos restaurantes é um risco para a saúde. Entenda quais são as questões sanitárias em jogo ao insistir no uso da colher de pau.
Leia mais: Pós-Carnaval: Anvisa suspende venda de 58 lotes de camisinha
Anvisa proibiu o uso da colher feita de madeira no preparo da comida em ambientes como os de restaurantes. A regra que vale é que os estabelecimentos que comercializam e lidam com comida. Eles não devem utilizar as colheres feitas desse material no preparo dos alimentos. A determinação está na Resolução RDC 216/04.
Colher de pau deve ser banida da cozinha?
A resolução trata da Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Com base nas recomendações da agência, algumas questões sanitárias estão envolvidas e merecem atenção.
Em todo o Brasil, a colher de pau é bastante usada por aqueles que querem preservar as panelas. Tem gente que acredita que elas são mais fáceis de serem higienizadas, mas este é o grande erro.
A madeira tem muita porosidade. Em outras palavras, o material da colher facilita o acúmulo de umidade e de restos de alimentos. Com isso, inúmeros microrganismos se acumulam entre as fendas presentes e criadas com o tempo.
As bactérias que ficam nas colheres de pau são muito prejudiciais à saúde. É preciso ter atenção até mesmo na hora da limpeza. Além de tirar toda a sujeira e restos, você deve secá-la por completo antes de usá-la novamente.
Algumas pessoas seguem dicas de limpeza, como lavar a colher de pau na água quente, mas esse é também um erro muito comum e perigoso. Sob a alta temperatura e umidade, ela pode rachar e soltar pedaços de madeira nos alimentos. Parece que não é o que fazer, não é mesmo? Calma.
A melhor forma de limpar a colher de pau é com água e sabão, sem altas temperaturas. Depois de lavar bem, deixe secar por inteiro para só então usar de novo. Se notar que a colher está rachada, o ideal é descartar.