O quociente de inteligência (QI) é aquela medida ou estimador de inteligência em geral. Os cientistas mais ortodoxos dizem que não existe um único fator capaz de medir essa característica. Mas um setor relacionado à neurologia expressa que, embora o cérebro seja muito complexo, ele é preditivo em muitos aspectos.
Veja também: As 3 perguntas de Steve Jobs: respondê-las dirá se você é realmente feliz
Certamente, muitos falam a respeito do nível de inteligência de Steve Jobs, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Há quem diga que eles são algumas das maiores mentes de nossa época. O sucesso que cada um registrou na sua área de atuação fez com que as suas empresas crescessem a níveis estratosféricos, tornando-as pioneiras da sua atividade econômica, social, científica e tecnológica.
Alguns podem ter se perguntado se esses quatro gênios têm um QI alto. E a resposta, embora não o surpreenda, é sim. Obviamente, eles são pessoas inteligentes, embora isso não tenha sido o fator decisivo para a riqueza de cada um, que está atrelada a heranças e vários subsídios do governo norte-americano, por exemplo.
Quem tem o QI mais alto entre os magnatas?
Primeiramente, é preciso conhecer os níveis padrão do que é um QI no denominador comum de nossa espécie. O portal Educa Live diz que uma pessoa normal registra entre 90 e 109 pontos no quociente.
Aqueles que estão entre 110 e 119 são considerados detentores de uma pontuação alta, mas dentro das barreiras normais. E aqueles que atingem 120-129 estão acima da média. Albert Einstein, um dos físicos mais importantes nos últimos 150 anos, tinha um QI (segundo estimativas) de 160.
Especula-se até que seu cérebro era muito mais pesado que o de outras pessoas. Mas esses são apenas mitos que nunca foram confirmados, com a intenção de destacar ainda mais suas conquistas científicas.
Steve Jobs, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates
Começamos com o menor de todos, em teoria, Mark Zuckerberg. O criador do Facebook tem cerca de 152 pontos de QI, bem acima dos níveis normais. Lembremos que o magnata da mídia social foi para a Universidade de Harvard para estudar Ciência da Computação.
Ele é seguido por outro dos crânios do mundo da tecnologia, Bill Gates. O fundador, filantropo, empresário e desenvolvedor de software da Microsoft tem uma pontuação de QI de 160. Antes do colapso da Internet, essa mente brilhante foi classificada como o quarto homem mais rico do mundo.
Em terceiro lugar está a perfeita idealização da tecnologia que Steve Jobs teve. Não há números exatos de seu QI, mas as estimativas o situam entre 150 e 160. O cofundador da Apple construiu as bases do que hoje é a gigante de Cupertino.
Enquanto o ostentoso primeiro lugar vai para o sempre polêmico Elon Musk. Muitos podem criticar o que ele está fazendo atualmente no negócio de redes sociais com o Twitter. Se houver uma oportunidade para viagens tripuladas a Marte, a resposta está em sua empresa, a SpaceX, em conjunto com a NASA, ESA e outras organizações espaciais. O QI de Elon Musk é 165.