scorecardresearch ghost pixel



Quando será a Páscoa em 2023? Veja se a data é feriado no calendário

Uma das festas cristãs mais importantes do calendário nacional ocorrerá em abril. Veja quais são as datas e se organize para aproveitar as celebrações.



Uma das maiores celebrações cristãs, comemorada no Brasil e no mundo, está chegando para a alegria de muitos. Sim, estamos falando da Páscoa. Além do seu significado religioso, o evento também é conhecido por fazer parte de um momento de renovação, esperança e reflexão. Se você se identifique, fique atento à data.

Leia mais: Ovo de páscoa x barra de chocolate: por que um é mais caro que o outro?

A data é comemorada anualmente em várias partes do mundo, mas se dá em dias diferentes a cada ano. Curioso, certo? Mas isso porque os cálculos para definir quando a celebração deve ser comemorada são feitos a partir de um fenômeno astronômico. Veja quando a Páscoa de 2023 vai ocorrer ao longo do texto.

Celebração é marcada a partir do equinócio de primavera

Nesse ano, o domingo do dia 9 de abril será marcado pela celebração da Páscoa. Consequentemente, a Sexta-feira Santa ocorrerá em 7 de abril. A celebração móvel é baseada nas determinações estabelecidas durante o Concílio de Niceia, no século IV d.C., pelas autoridades da Igreja Católica.

Geralmente, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério norte (equinócio de primavera no hemisfério sul). Esse é o fenômeno que foi levado em consideração para que as datas fossem calculadas.

É por ele que é possível identificar as mudanças das estações de ano.

Em 2023, o equinócio está previsto para acontecer no dia 20 de março, já a lua cheia aparecerá na quinta-feira, dia 6, o que significa que a Páscoa acontecerá no domingo, dia 9 de abril. Outra tradição que acompanha a Páscoa é a Semana Santa, momento que destaca a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Sua celebração também foi decidida durante o Concílio de Niceia e tem duração de dias: vai do domingo de ramos ao domingo de Páscoa.

Páscoa em 2023

Confira quais serão as datas importantes do período.

  • Início da Semana Santa – Domingo de Ramos: 2 de abril;
  • Quinta-feira Santa: 6 de abril;
  • Sexta-feira Santa: 7 de Abril;
  • Sábado: 8 de abril;
  • Domingo de Páscoa: 9 de abril.

Vale ressaltar que a Sexta-feira Santa é um feriado declarado em lei federal, portanto, é um feriado para fins trabalhistas em todo o Brasil. Já a Páscoa, celebrada no domingo, é apenas uma data comemorativa e não faz parte da lista de feriados brasileiros.

O próximo feriado ocorrerá em 21 de abril, terça-feira.

O dia relembra a morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier em 1792, conhecido como Tiradentes. Muito reconhecido pelo título de herói nacional, ele foi um dos líderes da Inconfidência Mineira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário