scorecardresearch ghost pixel



Registrato: acesso a sistema do BC para consulta de dívidas mudou

Plataforma Registrato, do Banco Central, permite consulta a dívidas, contas abertas no seu CPF e todas as suas chaves Pix. Acesso agora é feito via conta Gov.Br.



Quem acessar o Registrato a partir desta quarta-feira (1º), verá uma alteração importante no acesso ao sistema do Banco Central para a consulta de dívidas. Isso porque, a partir dessa data, o acesso ao sistema será feito apenas a partir de um login Gov.Br.

Leia também: Saque de valores esquecidos do Banco Central já retornou? Veja como consultar

O procedimento aproxima o sistema do BC de outros sistemas e plataformas governamentais que já utilizam a conta Gov.Br para o acesso unificado, como a carteira de vacinação nacional, a carteira de trabalho digital e a carteira de trânsito digital, por exemplo.

Enquanto isso, as funções do Registrato continuam as mesmas, permitindo que o consumidor consulte dívidas com bancos e órgãos públicos, além de todas as contas abertas em bancos e instituições financeiras, todas as chaves Pix cadastradas no seu CPF, entre outras coisas. O sistema é muito utilizado, por exemplo, para saber se um CPF foi utilizado para golpes ou se alguma conta indevida foi aberta.

Como acessar o Registrato a partir de agora?

Agora, ao acessar a página do Registrado no site do Banco Central Brasileiro, o consumidor é direcionado para o login Gov.Br. Na página, deverá digitar seu CPF e, caso já tenha acesso, sua senha. Se não tiver, ao digitar o CPF o usuário será encaminhado diretamente para a criação de uma conta.

O acesso ao Registrato é permitido para quem tem uma conta outro ou prata no Gov.Br. Isso é concedido a quem tem biometria facial registrada no TSE, CNH digital ou quem conectar sua conta a um dos bancos credenciados, que podem fazer a validação. Isso é utilizado para assegurar a segurança do dono do CPF.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário