scorecardresearch ghost pixel



Seu pet não é doido: 5 razões para o cão tentar pegar o próprio rabo

O seu cachorro anda correndo muito atrás do próprio rabo? Existem várias explicações para esse comportamento.



Quem nunca viu um cachorro tentando pegar o próprio rabo? Eles são animais incríveis e fascinantes que muitas vezes nos surpreendem com seu comportamento engraçado, não é? Uma das coisas que os cachorros fazem que mais nos chamam atenção é quando eles tentam pegar o próprio rabo. Veja alguns dos motivos pelos quais os cachorros fazem isso.

Veja também: Amigos para sempre! Empresa cria pílula que faz cachorros viverem mais

1. Instinto de caça

Os cachorros são animais que foram criados para serem caçadores. Eles têm um forte instinto de caça e muitas vezes perseguem coisas em movimento, como uma presa ou um brinquedo. 

Quando um “doguinho” vê seu rabo se movendo, ele pode ser instintivamente levado a tentar persegui-lo como se fosse uma presa. Ainda que seja engraçado, isso faz parte de um comportamento natural do cachorro.

2. Tédio e falta de atividade leva o cachorro a pegar o próprio rabo

Se um cachorro não tiver atividades suficientes para se envolver, ele pode começar a se sentir entediado e estressado. Tentar pegar o próprio rabo pode ser uma forma de aliviar esse estresse e lidar com o tédio. 

Dessa forma, é importante garantir que seu cachorro esteja recebendo atividade suficiente durante o dia para evitar comportamentos inadequados.

3. Distração ou atenção

Muitos cachorros adoram chamar a atenção de seus donos e tentar pegar o próprio rabo pode ser uma maneira de fazer isso. Se ele sentir que não está recebendo atenção suficiente, pode começar a tentar chamar a atenção de outras maneiras, como latindo excessivamente ou tentando pegar o próprio rabo. 

Ou seja, se você notar que seu bichinho está fazendo isso com frequência, pode ser uma boa ideia aumentar a quantidade de atenção que você está dando a ele.

4. Cachorros podem pegar o rabo por problemas de saúde

Embora seja raro, em alguns casos, tentar pegar o próprio rabo pode ser um sinal de que algo não está certo com a saúde do seu cachorro. Ou seja, algumas doenças, como problemas neurológicos ou dores nas articulações, podem fazer com que um cachorro comece a perseguir o próprio rabo. 

Dessa forma, se você notar que seu cachorro está fazendo isso com muita frequência ou parece estar com dor, é importante levá-lo ao veterinário para um check-up.

5. Cachorro correndo atrás do rabo: Treinamento inadequado

Às vezes, os cachorros aprendem comportamentos inadequados porque foram reforçados inadvertidamente pelo dono. Por exemplo, se um cachorro está tentando pegar o próprio rabo e o dono começa a rir ou a brincar com ele, isso pode ser interpretado como um sinal de que esse comportamento é aceitável. 

É importante lembrar que esse comportamento pode se tornar problemático a longo prazo e é melhor evitar reforçá-lo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário