scorecardresearch ghost pixel



Sinais secretos sob as costelas: cuidado, pode ser câncer de pâncreas!

Dores no abdômen e nas costas podem indicar algo errado.



O câncer de pâncreas é conhecido por ser um dos mais difíceis de identificar em estágio inicial. Os sintomas demoram para aparecer e, por isso, o número de pacientes diagnosticados em estágios finais ou avançados da doença aumenta a cada dia. Normalmente, o tumor já invadiu os tecidos vizinhos, e os relatórios sobre os pacientes mostram alguns sinais nas costelas.

Leia mais: Trabalhador com uma DESTAS doenças pode se aposentar pelo INSS

O tempo relatado pelas pessoas desde o primeiro reconhecimento dos sintomas até o diagnóstico final varia de menos de um mês até vários anos. Segundo um estudo publicado no British Medical Journal, a natureza intermitente dos sintomas, que vêm e vão de uma hora para outra, atrapalha o diagnóstico.

Por isso, em alguns casos, os pacientes podem falsamente ficar tranquilizados por um período em que não apresentam sintomas, mas durante esse tempo, o câncer está se espalhando pelo corpo.

“Ficamos impressionados com os relatos dos participantes sobre os sintomas que experimentaram de forma intermitente e com a segurança que obtiveram nos períodos intermediários em que se sentiram relativamente bem”, descreveram os pesquisadores.

Sintomas nas costelas

Relatórios decorrentes das pesquisas descrevem que os sintomas intermitentes incluem nódulos e pulsação percebidos sobre as costelas e sangramento retal. De acordo com os pesquisadores, os nódulos dos pacientes são descritos como palpáveis e aparecem na região das costelas, já que o pâncreas está localizado atrás do estômago.

Um dos sinais mais perceptíveis da doença são dores incômodas na parte superior do abdômen, além das costas. A dor costuma ir e vir, e piorar quando a pessoa está deitada.

Outros sintomas de câncer de pâncreas

O adenocarcinoma, que se origina no tecido glandular, é o câncer de pâncreas mais comum, correspondendo a 90% dos casos já diagnosticados. O problema é que normalmente os pacientes não apresentam sintomas até que a doença já tenha se espalhado para outras partes do corpo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maioria dos casos afeta o lado direito do órgão.

Confira alguns outros sintomas do câncer de pâncreas:

  • Perda de apetite ou perda de peso não intencional;
  • Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia);
  • Comichão na pele;
  • Novo diagnóstico de diabetes ou diabetes existente que está se tornando mais difícil de controlar;
  • Coágulos de sangue;
  • Fadiga.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário