scorecardresearch ghost pixel



Steve Jobs identificava funcionários ruins usando esta técnica; veja qual é

Grandes empresas precisam de bons funcionários, mas para isso é preciso saber quais colaboradores são ruins. Steve Jobs tem a solução!



A Apple é uma marca de sucesso mundial que precisou de um time de especialistas para crescer. Desde o início, Steve Jobs esteve preocupado com a qualidade do pessoal. Ele tinha noção de que manter um bom nível de desenvolvedores seria essencial. E parece que o empreendedor conseguiu, porque a empresa é reconhecida por produtos e serviços inovadores. 

Veja também: iPhone, iPad, iPod: por que existe tanto ‘i’ nos produtos da Apple?

Steve Jobs em busca da excelência 

A simples execução de uma tarefa de forma ágil não significa que o trabalhador é excelente. Para Steve Jobs, aqueles que trabalham criando novas soluções, precisam ter algo a mais, dispondo-se a propor ideias diferentes. 

Há 27 anos, Steve Jobs criou um desafio para seus funcionários: desenvolver um mouse de baixo custo. Praticamente todos eram qualificados e conseguiram criar dispositivos eficientes, mas alguns esqueceram da proposta inicial. 

Parte dos candidatos esqueceu que o objetivo final estava relacionado a um lançamento econômico. Dessa maneira, a maioria acabou confundindo processo e conteúdo, ignorando a informação mais importante. 

Como identificar funcionários ruins? 

No exemplo acima, é possível observar que a avaliação de um funcionário ruim não depende apenas do que ele faz. As habilidades técnicas são fundamentais, mas podem não ser tão eficientes na falta de interpretação dos projetos. 

O colaborador precisa estar atento às metas da empresa e se ele apenas se concentra no processo, deixa de ser útil. Não basta usar as ferramentas e chegar a um objeto funcional, se todos os requisitos foram contemplados. 

Não confunda processo com conteúdo 

Para Steve Jobs, o objetivo da Apple sempre foi colocar o cliente em primeiro lugar, disponibilizando produtos inovadores. Portanto, trabalhadores que pensam apenas em seguir processos sem conteúdo, geram prejuízo. 

É claro que o funcionário pode ser realocado, na tentativa de aproveitar seus conhecimentos. Contudo, ceder o lugar para outras mentes incríveis que terão a oportunidade de fazer um trabalho melhor, potencializa os resultados. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário