scorecardresearch ghost pixel



Suco de laranja é super saudável? Não é bem assim; entenda a polêmica

Os benefícios que o suco de laranja pode oferecer às pessoas são bem controversos e geram opiniões diferentes nas pessoas. Entenda melhor o assunto a partir de agora.



O suco mais tradicional de todos, sem dúvida alguma, é o de laranja. Ele é a estrela entre as bebidas, especialmente em países tropicais, como o Brasil. O suco de laranja é um dos temas mais abordados em diversas pesquisas sobre o assunto e pode gerar até algumas contradições.

Veja também: As 4 frutas que quem tem a Síndrome do Intestino Irritável não deve comer

Embora existam muitos estudos que ressaltam os benefícios incríveis do consumo de suco de laranja moderado, há outros que dizem o contrário. De modo geral, existe um grande questionamento a respeito da laranja gerar mesmo todos os benefícios que promete. Isso faz com que existam profissionais a favor e outros contra o consumo diário dessa fruta.

Suco de laranja divide opiniões

São inúmeros nutrientes que estão presentes em uma laranja inteira. No entanto, o destaque se concentra na vitamina C e nos carboidratos simples. Além disso, a fruta é repleta de fibras, mas também fornece cálcio, potássio e folatos, todos esses em menor quantidade.

Dentre os benefícios destacados do suco de laranja, podemos citar:

  • Aumento da imunidade;
  • Melhora no processo de digestão;
  • Melhora no funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Efeitos anti-inflamatórios naturais.

Contudo, essas propriedades positivas são obtidas normalmente quando a fruta é consumida inteira e não na forma de suco de laranja.

Tomar suco todos os dias é uma boa?

O problema do suco de laranja está no fato de que a maior parte dos nutrientes são eliminados quando se separa o bagaço, por exemplo. Inclusive, um único copo de laranja conta com 2 ou 3 frutas (às vezes mais). Neste sentido, a quantidade de carboidratos simples ingerida é muito alta.

Inclusive, pessoas que possuem sensibilidade estomacal e frequentemente apresentam azia, devem evitar o consumo do suco de laranja.

Outro ponto importante é que como não se mastiga o suco e não há a presença de fibras (quase zero), a sensação de saciedade não acontece. Isso faz com que a pessoa consuma mais alimento do que deveria.

Nutricionistas dizem que o suco de laranja deve ser ingerido de forma esporádica, se não puder ser evitado. Quando for tomar, certifique-se de que as frutas acabaram de ser espremidas. Nunca adicione açúcar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário