scorecardresearch ghost pixel



Superbactérias de pets podem infectar humanos? Ciência explica os riscos

Você já ouviu dizer que animais de estimação podem transmitir doenças? Entenda quais são os riscos e o que acontece ao se contaminar.



Cachorros e gatos costumam ser vetores de doenças? Esta foi a pergunta que a Universidade Charité de Berlim está tentando responder. Primeiramente, é possível que os pets contaminem seus tutores, mas os casos são raros. Pesquisadores monitoram qual a relação entre bactérias resistentes e a domesticação de determinados animais. Confira as principais conclusões! 

Veja também: Existem apenas aqui: 9 animais que só podem ser encontrados no Brasil

Animais de estimação transmitem doenças? 

O estudo realizado em Berlim reuniu 2.891 pacientes, sendo que 30% deles apresentaram alguma enfermidade. Desse grupo, apenas quatro pessoas tinham um quadro de infecção bacteriana e eram tutores de gatos ou cachorros. 

Nessa amostra, é possível perceber que um animal não tem riscos potenciais de causar problemas aos humanos. No entanto, outras análises complementares devem ser feitas na intenção de avaliar outros fatores. 

Por que cães e gatos têm bactérias resistentes? 

Os microrganismos patogênicos são aqueles capazes de provocar uma doença. Cães e gatos, além de outras espécies criadas em cativeiro, estão mais suscetíveis a esses agentes que contaminam outros seres vivos. 

Isso acontece porque há uma exposição desses animais em várias superfícies. Contudo, a própria ração, dependendo da qualidade, estimula o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. 

Por exemplo, staphylococcus, enterococcus e enterobactérias, comprometem o organismo e são difíceis de serem eliminadas. Os medicamentos disponíveis atualmente não têm a eficácia necessária contra esses patógenos. 

Não se preocupe! Os casos de contaminação são raros 

Conforme mencionado, esses casos envolvendo contaminação por causa de cachorros e gatos são raros. Desde que o seu pet tenha um estilo de vida saudável e siga as orientações sanitárias, não é necessário se preocupar. 

A ciência avança para tornar mais harmoniosa essa convivência com os animais, já que a saúde deles também é importante. Entre os principais cuidados estão a boa higiene, a vacinação e atenção nas interações. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário