Tem mais de 50 anos? É bom repensar o consumo de carne vermelha, viu

Está consumindo muita carne vermelha, mas já passou dos 50 anos? Veja por que você deve repensar esse hábito alimentar.



Pessoas com mais de 50 anos devem consumir carne vermelha com moderação em suas diferentes formas, pois o corpo não a metaboliza da mesma maneira e isso pode resultar em algumas doenças a médio prazo.

Veja também: 6 sintomas do câncer de pâncreas: doença está ligada à alimentação

Ou seja, à medida que o metabolismo diminui para converter alimentos e bebidas em energia, os processos químicos do corpo mudam com o tempo. Isso é o que foi explicado pela Cleveland Clinic.

Embora a carne vermelha seja um alimento popular no almoço e no jantar, não é aconselhável consumi-la diariamente. Dessa forma, a idade pode ser um fator determinante para decidir quando reduzir seu consumo.

De acordo com o site especializado em gastronomia “Eat This, Not That”, é crucial manter uma ingestão adequada de proteínas à medida que o corpo envelhece. Embora seja uma fonte rica desse nutriente, ela também contém gorduras saturadas que podem ter efeitos negativos na saúde.

A Associação Americana do Coração destaca que há outras fontes de proteína vegetal que podem ser consideradas para evitar esses efeitos negativos da carne vermelha.

O que acontece quando se come muita carne vermelha

Ela é uma fonte importante de proteínas, minerais e vitaminas. Porém, estudos relacionam seu consumo excessivo a um potencial aumento no risco de câncer de cólon. A quantidade recomendada é de até 70 gramas por dia para carne vermelha e 25 gramas por dia para embutidos. 

Diminuição da expectativa de vida

Estudos associam o consumo de carne vermelha a problemas cardíacos e sugerem que o consumo regular pode encurtar a expectativa de vida em 13%. Esse foi um estudo realizado em cerca de 24.000 pessoas durante 28 anos e publicado na revista “Archives of Internal Medicine”. Isso foi discutido em um artigo publicado pela Harvard Health Publishing em 2012.

Carne vermelha aumenta as chances de problemas renais

O consumo excessivo de proteína animal pode aumentar o ácido no sangue, causando acidose, segundo a National Kidney Foundation. Ou seja, isso pode levar a dores de cabeça e vômitos, além de afetar negativamente pessoas com doença renal crônica, cujo consumo habitual de carne vermelha tem sido associado ao aumento de complicações da doença, de acordo com Web DM.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário