scorecardresearch ghost pixel



Conheça 6 doenças que garantem a aposentadoria do INSS, mas poucos sabem

Aposentadoria por incapacidade permanente é concedida aos segurados do INSS acometidos por doenças graves.



O trabalhador que contribui com a Previdência Social pode solicitar uma série de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como a aposentadoria por incapacidade permanente. Antes conhecida como aposentadoria por invalidez, ela atende segurados acometidos por doenças.

Leia mais: Aposentados pulam de alegria com nova notícia do CONSIGNADO do INSS

De maneira geral, é necessário ter carência de 12 meses antes de entrar com o pedido, mas algumas condições de saúde isentam o trabalhador de cumprir esse prazo. Para receber, o beneficiário também precisa apresentar documentos que comprovem a enfermidade, como laudos e exames médicos.

Existem algumas condições consideradas graves que dão direito à aposentadoria por invalidez, mas poucos conhecem. Confira a lista a seguir.

6 doenças que garantem a aposentadoria por invalidez

1. Contaminação por radiação

Empregados expostos à radiação podem ser contaminados por ela e desenvolver complicações de saúde que afetam os órgãos e os incapacitam ao trabalho.

2. Hepatopatia grave

O grupo de doenças que garantem a aposentadoria do INSS inclui condições graves no fígado. Elas costumam atingir o órgão e provocar uma deficiência intensa, que piora com o passar do tempo.

3. Cardiopatia grave

As doenças cardíacas que afetam de forma grave o funcionamento do coração estão na lista, incluindo insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial.

4. Doença de Paget

Mais comum no crânio, pelve, coluna e pernas, a enfermidade afeta os ossos. A doença deixa o corpo mais frágil e suscetível a fraturas e deformações ao longo do tempo.

5. AIDS

Também pode solicitar o benefício por incapacidade do INSS o segurado portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Transmitida pelo vírus HIV e sem cura, ela ataca o sistema imunológico do paciente e o deixa suscetível a outras doenças.

6. Espondiloartrose anquilosante

Essa condição inflamatória crônica que ataca as articulações do corpo pode atingir as articulações dos joelhos, quadris e tórax. Em alguns casos, ela provoca lesões nos olhos, coração, pulmões e até na coluna, comprometendo a mobilidade do paciente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário