A região Norte e Nordeste do país são popularmente conhecidas devido a suas altas temperaturas e ao sol forte que acompanha grande parte do ano. No entanto, uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará atuando nas regiões hoje (29), fazendo com que as chuvas permaneçam presentes nessas áreas. Assim, os acumulados esperados devem ficar entre 20 e 40 milímetros nessa faixa.
Leia mais: Chuva, frio ou calorão: como será o outono deste ano em cada região?
Dessa forma, os maiores acumulados estão previstos para o município de Babacal (MA), com expectativa de volumes de 40mm. Além dele, a possibilidade de chuvas acontece também na maior cidade do Brasil em extensão territorial, Altamira (PA), que deve registrar 30mm.
Chuva ou sol? Veja a previsão do tempo
Devido à presença de um jato subtropical e a umidade vinda da Amazônia, o tempo deverá ficar instável no Sul durante todo o dia de hoje (29). Segundo a previsão do tempo, há grandes riscos de vendaval e queda de granizo, com os volumes das chuvas ficando entre 10 e 25mm.
Em contrapartida, a previsão para o Mato Grosso do Sul segue na direção oposta. Mesmo com as chuvas presentes na região Norte e Nordeste, o estado do Centro-Oeste terá um dia de tempo firme, sem chances de chuva. A mesma condição é esperada também sobre a faixa que vai desde o sudoeste e o norte de Minas Gerais, além do sul da Bahia.
Dessa forma, é esperado que as chuvas permaneçam no Norte e no Nordeste até a próxima segunda-feira (3), devido à influência da ZCIT nessas áreas. Sendo assim, os acumulados de chuvas podem atingir o marco de 70 a 160mm no Pará e no Amazonas. Por fim, as chuvas estarão presentes também em outras dez áreas do país, sendo elas:
- Mato Grosso;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Litoral do Sudeste;
- Toda a região Sul.