scorecardresearch ghost pixel



Chuva, frio ou calorão: como será o outono deste ano em cada região?

Brasileiro pode esperar menos chuva na maior parte do país, além de temperaturas mais baixas. Saiba a previsão para o outono deste ano.



Já é outono! Desde as 12h33 de segunda-feira (20), no horário de Brasília, o país está imerso na nova estação do ano, que geralmente traz menos chuvas e uma variação térmica relevante. O que esperar do outono deste ano?

Leia também: Quando será a Páscoa em 2023? Veja se a data é feriado no calendário

De forma geral, o outono tem dias mais quentes e noites mais frias, além da redução das chuvas. Para muitos brasileiros, é o clima ideal ou, pelo menos, o mais agradável do ano, a depender da região do país.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo, a média de chuvas esperada para a estação na maior cidade do país é de 205,2 milímetros. Nos últimos 3 anos, a média ficou abaixo do esperado.

Na cidade, segundo o CGE, as temperaturas médias devem variar entre 13,4 °C (em junho) e 26,3 °C (em abril).

Veja a previsão do outono deste ano para o resto do país

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a estação, que termina no dia 21 de junho, terá chuvas mais escassas no país, principalmente no Brasil Central. A exceção no território nacional fica com parte das regiões Norte e Nordeste.

O outono também deve ter muitas incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente e nevoeiros devem ser presentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul.

Confira as previsões segundo, também, a MetSul, por região:

Sul

No Sul, a estação começa com chuvas irregulares, principalmente no Rio Grande do Sul. Em abril, as temperaturas ainda estarão acima da média e os volumes de chuva aumentarão gradualmente. Quem mora na região também poderá esperar por grandes variações térmicas, sempre alternando com temperaturas um pouco mais altas.

Sudeste

No Sudeste, abril começará com algumas pancadas de chuva típicas do verão, mas o tempo seco passará a predominar. Não são esperadas temperaturas elevadas, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais. Na faixa litorânea do Rio de Janeiro e São Paulo, alguns eventos de chuva extrema ainda podem ocorrer durante a passagem de frentes frias.

Centro-Oeste

O Centro-Oeste deverá ter temperaturas mais quentes no decorrer do outono. Em abril haverá pancadas de chuva típicas de verão entre o norte de Mato Grosso e Goiás, mas, assim como no Sudeste, na segunda quinzena predominam os dias de tempo firme. A temperatura fica acima da média entre maio e junho no MT, oeste de GO e norte e oeste do Mato Grosso do Sul.

Nordeste

As chuvas ainda ocorrerão com frequência no Nordeste em abril. Ela seguirá volumosa ao norte da região em maio, mas diminuirá em junho. Os distúrbios ondulatórios de leste ficam presentes ao longo da estação e contribuem ativamente para a presença da chuva na costa leste nordestina. As temperaturas ficarão abaixo da média nesse período, mas, em junho, o calor voltará a aumentar.

Norte

O Norte do país terá um mês de abril chuvoso, principalmente no Pará e Tocantins, onde os volumes ficam acima da média. A temperatura acompanha esta tendência, mas o clima deve ficar abafado. Nas outras áreas a temperatura sobe no decorrer do outono e fica acima da média. As chuva frequentes da estação de outono elevam o nível dos rios da Bacia Amazônica, provocando as cheias do rios entre junho e julho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário