TUDO o que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica

Entenda quais são os pontos que você precisa observar para tomar a melhor decisão de compra.



Seja por questões de mobilidade urbana, economia ou preocupação ambiental, a bicicleta elétrica tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Isso é o que aponta os dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Para se ter ideia, o setor foi o único que registrou alta no volume de produção em 2022.

Leia mais: Bicicleta elétrica com Inteligência Artificial: novidade promete agitar mercado

Isso porque, só no ano passado, foram produzidas 10.847 unidades. Ou seja, um aumento de 5,4% se comparado a 2021.

Produção

A produção de bicicletas elétricas já corresponde a cerca de 2% da produção de todo o Polo Industrial de Manaus, enquanto em 2019, esse índice estava na casa dos 0,3%.

A Abraciclo tem buscando formas de incentivar o uso da modalidade de transporte, uma vez que permite que as pessoas cheguem a qualquer lugar com agilidade, mas sem abrir mão do conforto. Assim, é comum ver cidadãos que moram em grandes centros deixando seus carros na garagem para fazer as atividades diárias, como ir ao trabalho, de bicicleta.

Na prática, além de ser uma escolha mais saudável, há muitos benefícios como a redução dos níveis de stress e aumento do condicionamento físico.

Características

Contudo, antes de comprar a sua bicicleta elétrica e sair pedalando por aí, é necessário se atentar a algumas características para não necessitar de registro, licenciamento ou habilitação:

  • Apresentar potência nominal máxima de até 350 Watts;
  • Velocidade máxima de 25 km/h;
  • Sistema que garante o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar. Em suma, o produto não pode ter acelerador ou outro dispositivo manual de potência para se enquadrar como bicicleta;
  • Deve ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. Também é preciso ter espelhos retrovisores nos dois lados e pneus em condições de segurança;
  • Por fim, o uso de capacete é obrigatório.

Diferenças

As bicicletas elétricas possuem categorias distintas. As Pedelec, por exemplo, só ativam o motor enquanto o ciclista pedala. Já as bikes elétricas com acelerador podem circular sem que o ciclista esteja pedalando, uma vez que é possível usar o acelerador, pedalar ou conciliar o uso dos dois.

Contudo, antes de comprar a sua bicicleta, é necessário considerar o peso e valor, uma vez que elas costumam ser bem mais pesadas que um modelo convencional. Além disso, hoje o investimento para a compra dos modelos mais simples é, em média, R$ 4 mil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário