scorecardresearch ghost pixel



Parece mentira, mas pais estressados têm direito à férias e spa neste país

Pais estressados são comuns na rotina atribulada dos tempos modernos. Pensando nisso, um país da Europa decidiu amparar essas pessoas.



Os pais e mães que se dedicam à família e às responsabilidades do dia a dia sabem muito bem o quão estressante podem ser alguns momentos da vida. Cuidar dos filhos, das despesas, da organização, amigos, parentes, animais de estimação, entre outras coisas, pode gerar um grande estresse físico e mental. Pensando nisso, existe um país no mundo no qual os pais estressados têm direito a uma licença de saúde.

Veja também: Europa decide banir venda de veículos à combustão; veja quando começa

País europeu permite que pais estressados tirem uma “licença”

Sabe quando você fica doente e não consegue sequer se deslocar ao trabalho e o médico garante um atestado para licença de folga? A lógica é quase a mesma. Na Alemanha existe a lei chamada “Kur”, que funciona como uma licença concedida aos pais estressados.

O Kur precisa ser receitado por um médico, o qual vai analisar a vida e a situação dos pais. Caso seja comprovada a necessidade de um descanso, as despesas são cobertas por um tipo de seguro, que inclui refeições, terapias e creche para as crianças.

A medida garante que problemas de saúde concedam direito a descanso dos pais e também atua como prevenção a outros distúrbios do organismo que podem acometer os pais estressados. Há pessoas que conseguem a licença para tratar insônia, ansiedade e outras disfunções de ordem mental que podem ser prevenidas.

Pesquisas mostram eficiência

Muitos dos pais estressados que conseguem aderir ao Kur conseguem vaga em clínicas de spa, nas quais podem levar filhos e cônjuge, se for necessário. Vários estudos demonstram que a iniciativa é eficiente para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Contudo, há um sinal de alerta. A organização sem fins lucrativos Deutsches Müttergenesungswerk, responsável por quase 70 clínicas de retiros para os pais estressados na Alemanha, relatou maior sobrecarga das pessoas e aumento na demanda.

Para alguns analistas, esse fator tem a ver com os reflexos tardios da pandemia de Covid-19, mas também podem se relacionar às demandas da sociedade moderna e informatizada.

Fato é que o estresse crônico por parte dos pais é algo que merece atenção e tratamento, inclusive por parte do Estado.

Foto: fizkes/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário