scorecardresearch ghost pixel



Uber de caminhões: aplicativo conecta caminhoneiros a empresas de carga

Ferramenta similar ao Uber liga transportadores a donos de carga para facilitar a prestação de serviços.



A Uber é uma empresa bastante conhecida no mundo todo, mas seu modelo chegou a um público bem inesperado. O Apexloads, plataforma disponível em alguns países da África, funciona como uma espécie de Uber de caminhões.

Leia mais: Gasolina ou etanol: qual dos 2 ficará mais caro com a volta dos impostos?

O serviço conecta caminhoneiros autônomos e embarcadores a donos de carga. A tecnologia funciona como um serviço de transporte por aplicativo comum, com cadastro prévio e informações sobre local de partida e destino na hora do pedido, mas o usuário também precisa informar o tipo de carga.

Depois da solicitação, a plataforma busca motoristas em sua base de dados e envia algumas opções de profissionais ao cliente. O processo simplificou o despacho de mercadorias e o processo como um todo, já que agora é necessário apenas ter um celular com internet.

Segundo Hassan Magufuli, que trabalha com transporte há dez anos, os desafios eram grandes antes do aplicativo. “Corretores roubavam dinheiro, cargas se perdiam, até o desembaraço na fronteira era problemático”, disse.

Atualmente, a ferramenta funciona em Uganda, Quênia e Tanzânia, mas o plano é ampliar os serviços para mais países.

Conectar e reduzir distâncias

O aplicativo Apexloads é uma ideia do engenheiro aeroespacial queniano Charles Thuo, segundo reportagem do Africa News. Após se formar nos Estados Unidos, ele decidiu atuar na área de transporte e apostou nos caminhões, principal meio usado no continente africano.

“Sem isso, as pessoas não vão conseguir remédios nem comida”, afirmou.

Thuo diz que a África está uma década atrasada no quesito tecnologia de logística, mas o aplicativo vai contribuir para esse desenvolvimento. A ferramenta oferece opções de transporte para quem precisa despachar carga, além de facilitar o pagamento do frete.

“Estamos oferecendo uma plataforma onde todos se reúnem para expandir seu alcance e negócios”, completa Henry Kibnia, gerente regional de desenvolvimento de negócios da empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário