O Banco Central anunciou mais uma rodada de consulta do Sistema Valores a Receber (SVR), que reúne todo o dinheiro “esquecido” pelos brasileiros. Agora, os herdeiros poderão recuperar os valores deixados em instituições financeiras pelos parentes falecidos.
Leia mais: Consulta de valores a receber está liberada? Veja como consultar dinheiro ‘esquecido’ em bancos
O primeiro passo é fazer a consulta para conferir se existem valores disponíveis para resgate nas contas das pessoas falecidas. Segundo o Banco Central, depois de alguns ajustes, a ferramenta está ainda mais completa e reúne várias quantias esquecidas pelos brasileiros.
Herdeiros poderão recuperar os valores esquecidos
Com as mudanças feitas no Sistema Valores a Receber, mesmo os brasileiros que movimentaram alguma quantia na primeira liberação podem ter mais dinheiro esquecido. Por essa razão, a orientação do Banco Central é para que as pessoas não deixem de fazer a consulta para atualizar a situação.
Quem quiser conferir se tem algum valor disponível deve acessar o portal do SVR e inserir o CPF ou CNPJ, além da data de nascimento. A plataforma vai exibir uma mensagem que informa toda a quantia esquecida e disponível para o saque. Com base nos dados do Banco Central, cerca de R$ 6 bilhões serão resgatados nessa etapa do SVR.
O Governo Federal é responsável por gerenciar os pedidos de resgate do dinheiro esquecido. Conforme cronograma do Banco Central, a partir do dia 7 de março, os herdeiros poderão acessar o portal do SVR para solicitar a quantia que estiver disponível e que tenha sido deixada pela pessoa falecida.
Mas é preciso comprovar a situação de herdeiro para só então ter acesso ao dinheiro. Outro detalhe é que os documentos exigidos variam de uma instituição financeira para outra.
Por essa razão, quem tiver interesse em recuperar os valores esquecidos deixados pelas pessoas falecidas deve conferir a relação de exigências. Ao cumprir todas elas, o herdeiro poderá ter acesso ao dinheiro.