Algumas profissões podem simplesmente desaparecer dos processos de seleção e mercado ainda nos próximos anos. São diversas as causas. Uma delas é o avanço da tecnologia e a mudança nas formas de consumo das pessoas, mas há muitas outras razões. Veja abaixo quais são as profissões que devem sumir de vez.
Leia mais: Faculdade? Não para estas profissões sem diploma que pagam muito bem
Não é preciso ter uma bola de cristal para fazer algumas previsões sobre o futuro. Basta notar o que já aconteceu ao longo da história – e segue acontecendo, ainda mais com o avanço de várias tecnologias. A busca por uma vida mais prática e dinâmica pode deixar alguns profissionais desempregados.
Estas profissões vão desaparecer do mapa
As pessoas que atuam nessas áreas devem estar atentos às tendências do mercado de trabalho. Antes de tudo, é preciso buscar novas formas de se atualizar para acompanhar as novas demandas.
Essa é uma necessidade que se confirma ano a ano. Todos devem se adaptar, mesmo as profissões que seguirão exibindo uma alta procura por profissionais qualificados. Quem não acompanhar as mudanças no mundo corre grandes riscos de perder as vagas de agora e de um futuro bem próximo.
As empresas também devem estar atentas às transformações para investir nas tecnologias mais importantes para cada segmento e acompanhar as tendências para reduzir os custos e aumentar a produtividade. Além, é claro, de se manterem competitivas.
Se você está se perguntando quais são os cargos que devem desaparecer mais cedo ou mais tarde, veja alguns:
Operador de telemarketing: hoje em dia, muitos softwares de gestão de atendimento fazem o serviço;
Vendedor: quando você compra online, usa a ajuda de quem? Pense nisso! As lojas que vão cada dia mais para o e-commerce podem comprovar essa tendência;
Analista de crédito: os softwares também já fazem esse trabalho, com precisão e muita rapidez;
Caixa de supermercado: em muitos países, várias máquinas fazem esse papel tranquilamente;
Agente de seguros: a inteligência artificial já faz um trabalho que atende às necessidades do mercado.