A Receita Federal pagou na semana passada um lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para milhares de brasileiros. O valor total de R$ 250 milhões foi devolvido a contribuintes que caíram na malha fina, mas corrigiram os erros posteriormente.
Leia mais: Brasileiros podem levar um SUSTO ao consultar os valores esquecidos
O montante foi dividido entre 179.0065 cidadãos, sendo que 150.578.569,86 deles têm prioridade legal para receber. A divisão ficou assim:
- 4.256 idosos acima de 80 anos;
- 30.651 idosos entre 60 e 79 anos.
- 2.977 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 10.146 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- 131.035 contribuintes não prioritários.
Como consultar
Para descobrir se você foi incluído no lote residual de restituições, acesse o site receita.fazenda.gov.br, o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. No site da Receita, o procedimento para realizar a consulta é o seguinte:
- Acesse o menu “Imposto de Renda”;
- Clique em “Consulta a Restituição”;
- Toque na opção“Etapas para a realização deste serviço”, depois em “Consultar Restituição IRPF”;
- Informe CPF e data de nascimento, confirme os caracteres e clique em “Consultar”;
- Confira as informações sobre sua restituição.
Já no portal e-CAC, o login é feito com uma conta gov.br. Após acessar o sistema, clique em “Serviços em destaque”, depois em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)” e selecione a opção “Declaração em Fila de Restituição”.
Não estou na lista, e agora?
Se seu nome não estiver na lista, será preciso acessar o e-CAC para emitir o extrato da declaração e conferir qual é a pendência. Feito isso, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação de um novo lote.
Quando a restituição não cai na conta cadastrada, seja porque ela está desativada ou por outro motivo, o cidadão pode resgatar os recursos por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, a solução é acessar o portal BB ou ligar para a instituição para pedir a remissão do crédito. Os telefones são:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (deficientes auditivos).