scorecardresearch ghost pixel



Você pode estar comprando bacon ‘falso’: entenda as novas regras dos rótulos para não ser enganado

Ministério da Agricultura e Pecuária elegeu novas regras para definir o que é Bacon e o que não é. Será que você tem comprado bacon falso?



A partir de quarta-feira, 1º de março de 2023, a nomenclatura “bacon” só poderá ser usada por produtos específicos feitos da barriga do porco. A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que definiu que o bacon feito com outra parte do porco que não seja a barriga deverá vir com a especificação no rótulo. Por exemplo: bacon de lombo, bacon de paleta, entre outros.

Veja mais: Receita de pizza caseira de bacon com cheddar prática e deliciosa

O que mais mudou?

Além da mudança de nome no rótulo outra mudança também será feita. Os comerciantes não poderão usar nenhuma imagem que faça alusão ao produto original em nenhuma parte da embalagem, para não levar o consumidor a comprar um produto errado.

Além de tudo, os ingredientes opcionais também foram alterados, são eles: carboidratos mono e dissacarídeos; maltodextrina; condimentos e especiarias; água; aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia e sais hipossódicos.

A nova norma tem como objetivo melhorar e agilizar a fiscalização do produto no país. O Ministério ainda estipulou o prazo de um ano para os fabricantes e comerciantes fazerem a troca dos rótulos e se adequarem às novas regras.

4 tipos de bacon

  • Bacon: é a carne vinda da barriga do porco, algumas vezes se prolonga até parte das costas, é preparado a partir da carne curada.
  • Pancetta: assim como o bacon, o corte vem da barriga do porco, porém, é feito de maneira diferente. É uma carne muito comum na região da Itaĺia.
  • Toucinho: retirado de uma região entre o couro e a coluna vertebral, o toucinho é parte de uma fibra magra misturada com a gordura.
  • Guanciale: a consistência desse pedaço é mais dura e tem um sabor distinto, já que o corte é feito da bochecha do porco e atravessa músculos, gordura e veias magras.

Depois de falar tanto de bacon dá até água na boca, bora fazer um prato com muito bacon? Se liga na receita:

Medalhão de frango enrolado no bacon

Rendimento: 6 Porções
Preparação: 60 Minutos
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 kg de peito de frango cortado em cubos médios
  • 1 limão espremido
  • 1 pitada de páprica defumada
  • 200 gramas de bacon em fatias
  • Sal e pimenta do reino á gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 pitada de orégano

Modo de preparo

  1. No início do preparo é feito o tempero, então tempere o seu frango com com sal, pimenta do reino, páprica defumada, orégano, alho amassado e limão espremido, e azeite, misture bem. Deixe marinar por 3 minutos.
  2. Depois de marinar, enrole seu frango no bacon, com atenção e com o cuidado de cobrir todo o frango, no final fure o rolinho com um palito para ficar firme.
  3. Arrume os rolinhos em um refratário que todos caibam, quando finalizar leve para o forno pré-aquecido em 200 graus por pelo menos 35 minutos ou até dourar.
  4. Tire do forno e sirva!

Dica secreta: se você preferir, pode substituir o frango por qualquer outra proteína, como peixes, carnes e outros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário