scorecardresearch ghost pixel



Você pode ser nobre e não sabe: 6 sobrenomes que só famílias ricas têm

As famílias com os sobrenomes desta lista eram conhecidas por integrar a elite da nobreza no passado. Mas algumas delas mantêm o status até hoje.



Talvez você não saiba, mas algum antepassado da sua família pode ter feito parte da nobreza de alguma época antiga. Um dos principais indícios está no sobrenome. Se alguma das opções desta lista se enquadra com seu registro, vale a pena conferir um pouco mais a funda sua árvore genealógica.

Veja também: Quantos sobrenomes uma pessoa pode ter? Cartórios revelam as regras

1 – Bragança

Não é tão comum encontrar um sobrenome como este por aí. Isso porque ele costuma estar relacionado à família real brasileira, muito embora não seja exclusivo dela. No passado, essa palavra remetia diretamente às pessoas que faziam parte da nobreza, já que seu significado é “fortaleza” ou “castelo”.

De acordo com os registros históricos, esse nome foi criado ainda no século II, na região celta de Bragância.

2 – Ludovico

Este é um dos sobrenomes que sempre foi utilizado para intitular uma pessoa guerreira, famosa e célebre. Sua tradução pode ser entendida como glória e fama, sendo uma palavra derivada de Ludwig. Poucas pessoas tinham esse registro no passado, muitas pertencentes à nobreza.

3 – Caiado foi sobrenome de nobreza

O sobrenome caiado tem sua origem um tanto quanto nebulosa, embora possa ter nascido como forma de denominar pessoas que passavam tintura no rosto para clarear a pele. Isso já foi um hábito peculiar da nobreza e da elite social de muitas regiões, principalmente na Península Ibérica.

4 – Bulhões

A origem pode ser portuguesa, espanhola ou belga, não se sabe ao certo e tudo depende dos seus antepassados. Contudo, se este é o seu sobrenome, saiba que alguns antepassados podem ter sido pessoas bem importantes pelo mundo.

5 – Sobrenomes da nobreza: Marinho

O sobrenome Marinho tem origem ibérica, da época de Alexandre, o Grande. Ele sempre foi utilizado para nomear aqueles que trabalhavam com o mar, ou seja, que eram marinheiros, por exemplo.

6 – Alcântara

Por fim, este é outro sobrenome comum da nobreza que veio de regiões da Europa para o Brasil. Normalmente eram grandes proprietários de terras ou pessoas importantes que ajudaram na construção das cidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário