Uma nova vacina contra a dengue foi aprovada na última quinta-feira, 2, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O pedido de registro do Qdenga, segundo imunizante aprovado contra a enfermidade no Brasil, foi apresentado pela empresa Takeda Pharma.
Leia mais: Elize Matsunaga vira motorista de app e nome da plataforma é revelado
O produto é composto por quatro sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma proteção mais ampla ao vacinado. A aplicação deve ser feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, em pessoas com idade entre 4 e 60 anos.
Segundo os testes realizados, a vacina tem eficácia geral de 80,2% contra a dengue nos 12 meses após sua aplicação.
“A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina”, explicou a Anvisa.
O imunizante também foi analisado pela EMA, agência sanitária da Europa, que concedeu recomendação positiva a ele. Com o registro da Anvisa, a empresa pode comercializar o produto em todo o Brasil, desde que dentro das condições aprovadas.
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, casou mais de mil mortes no país em 2022. A vacina fabricada pela Takeda Pharma é a primeira destinada a um público mais amplo, já que a Dengvaxia, da Sanofi Pasteur, só pode ser aplicada em quem já teve a doença.