5 benefícios que estudantes de escola pública têm, mas sequer sabem

Se você estuda em uma escola pública, descubra quais são os benefícios aos quais você tem direito e que podem te ajudar nos estudos!



As escolas da rede pública são as responsáveis por ofertar o ensino para a população que não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma escola particular. Mesmo com os diversos problemas educacionais enfrentados por esses alunos, aqueles que estudam em escola pública podem ter acesso a alguns benefícios.

Leia mais: Governo libera R$ 150 milhões para fortalecer segurança nas escolas

Um deles é o passe livre estudantil, um programa que garante que os alunos utilizem transporte público de forma gratuita ou com desconto. Dessa forma, eles conseguem se deslocar até as instituições de ensino que estudam sem precisar gastar para isso. Claro, para ter direito a esse benefício, é previso estar matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada e apresentar os documentos que comprovem essa condição.

Além deste, há algumas outras vantagens as quais os estudantes podem aproveitar. Ficou curioso para saber quais são? Então continue lendo a matéria e confira outras quatro.

Quatro benefícios para estudantes de escolas públicas

  • Participação em grêmios estudantis

Os alunos têm o direito de se organizar em grêmios estudantis ou em outras entidades representativas. Esse direito é garantido por meio da Lei nº 7.395/1985. As organizações são importantes para que os estudantes tenham participação na gestão escolar e consigam defender os seus interesses enquanto alunos.

  • Prouni

Com o Programa Universidade para Todos (ProUni), os estudantes de escola pública podem concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais para as faculdades particulares. Para isso, é necessário ter feito o ENEM e obtido uma nota mínima, que é estabelecida pela instituição. Além disso, é preciso também ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou ter sido bolsista em uma particular.

  • Cotas em universidades públicas

Ao tentar ingressar em uma universidade federal, os alunos de escolas públicas têm direito à cota. A medida foi a forma encontrada de fazer com que esses jovens tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior de forma mais justa, visto que diversos concorrentes tiveram melhores condições de estudo em colégios particulares.

  • Livre de taxas em vestibulares

Antes de concorrer a uma vaga, é necessário que o aluno se inscreva para o vestibular. O valor da inscrição pode ser um verdadeiro empecilho para aqueles estudantes que não têm renda suficiente. Assim, a isenção da taxa de inscrição nos vestibulares tem o intuito de facilitar o acesso dos alunos das escolas públicas à graduação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário