Abrir uma garrafa de refrigerante e perceber que todo o gás já foi embora é algo decepcionante. Isso pode acontecer até com produtos novos que foram mal armazenados ou mal lacrados. Normalmente, o problema aparece em garrafas abertas, mas guardadas novamente na geladeira. Porém, existe uma maneira de manter o gás preso por mais tempo no recipiente.
Veja também: Clash’D: refrigerante da Heineken feito com cerveja chega ao Brasil
Como manter o gás do refrigerante por mais tempo na garrafa
Confira quais são as melhores maneiras de manter o gás preso por mais tempo na garrafa de refrigerante, depois que ela já foi utilizada uma vez.
1 – Método comum e convencional
A primeira dica é manter a garrafa dentro da geladeira com a rosca bem vedada. A baixa temperatura contribui para o processo.
2 – Garrafa ao contrário
Outra técnica que pode ajudar é manter a garrafa de cabeça para baixo. O líquido perto da tampa impedirá que o gás saia e a outra extremidade é completamente vedada.
3 – Aperte a garrafa de refrigerante
Para que o gás não se dissipe facilmente, aperte a garrafa sem tampa para tirar todo o ar e tampe novamente antes de guardar.
4 – Mude o recipiente
Algumas pessoas preferem tomar o refrigerante e colocar o resto em um recipiente menor, com menos espaço.
5 – Veda-rosca
Você pode usar veda-rosca antes de colocar a tampa para criar uma barreira extra que impedirá o gás de sair.
Funciona mesmo?
Todas as técnicas apresentadas acima possuem seus adeptos, no entanto, depois que uma garrafa tiver seu lacre violado, dificilmente o gás permanecerá por muito tempo dentro dela. Ainda assim, os truques acima ajudam a ampliar a vida útil da bebida gaseificada.
O objetivo é impedir que muito ar externo entre e que o CO2 saia de dentro do refrigerante com facilidade. Ainda assim, depois de alguns dias, o resultado será sempre o mesmo. Teste o método que melhor se enquadra na sua realidade.