scorecardresearch ghost pixel



A um botão de distância: Saiba como economizar combustível com função inusitada

Um truque simples que pode auxiliá-lo na economia de gasolina.



A cada alta no preço dos combustíveis, os brasileiros buscam novas alternativas para economizar. Uma dessas dicas é válida para quem tem o costume de usar o ar-condicionado do carro. Isso porque, a partir de uma função simples, é possível economizar combustível.

Leia mais: Combustíveis: entenda como a mudança no ICMS vai afetar o preço da gasolina

Na prática, o ar-condicionado funciona por meio de um compressor acionado pelo motor a combustão a partir de uma correia. Por isso, quanto mais quente, mais combustível ele gasta para funcionar.

Gastos

Apesar de ser um item totalmente necessário em um país tropical, estudos indicam que o uso constante do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível entre 10% e 20%. Contudo, ao acionar o botão de recirculação, ou seja, o responsável por fazer o ar recircular no interior do veículo, fará com que o consumo de combustível seja menor.

Isso porque, quando a função está ativa, ela funciona como um bloqueio do ar externo, fazendo com que a temperatura interna do carro caia um pouco mais. Na prática, isso faz com que o interior do veículo fique gelado mais rápido, exigindo menos do compressor e, assim, poupando combustível.

Cuidados

Apesar deste benefício, é preciso estar atento. O uso excessivo da função de recirculação pode causar problemas. Em dias mais frios, por exemplo, a temperatura externa é menor do que no interior do veículo. Nestes casos, o botão de recirculação do ar pode causar a condensação do ar quente, embaçando os vidros.

Por fim, outro fator importante é que o uso recorrente do botão pode deixar o ar da cabine mais escasso, gerando, por exemplo, cansaço no motorista. Contudo, alguns veículos possuem um sensor que detecta tanto os vidros embaçados quanto a necessidade de renovação do ar. Assim, ocorre a desativação automática da função recircular.




Voltar ao topo

Deixe um comentário