scorecardresearch ghost pixel



Ainda tem medo da Inteligência Artificial? 5 usos dela provam o contrário

A inteligência artificial já está integrada na sociedade digital há bastante tempo. Saiba mais sobre algumas das suas aplicações.



Na medida que a tecnologia evolui, mais precisas são suas aplicações. Por exemplo, diversos aplicativos que utilizamos, usufruem de Inteligências Artificiais. Alguns modelos de Inteligência Artificial estão sendo abertos para o público utilizar, como as generativas. 

Veja também: Não 1, mas 300 milhões: Inteligência Artificial pode fazer empregos sumirem do mapa

Apesar de algumas pessoas resumirem a Inteligência Artificial em plataformas como ChatGPT, são muitas outras utilidades que a tecnologia pode ter e que elas provavelmente nem sabem que são auxiliadas. 

Quais são principais aplicações da Inteligência Artificial? 

1. Capacidades provenientes da Inteligência Artificial Generativa 

Recentemente, muitos usuários tomaram conhecimento da Inteligência Artificial Generativa. Ela é capaz de criar conteúdos, imagens, músicas, entre outros, por meio de uma descrição textual. Os principais exemplos de I.A generativa são o ChatGPT e o MidJourney (imagens).

Nesse sentido, ao utilizar alguma plataforma que utilize de Inteligência Artificial Generativa, seja responsável com aquilo que você pedirá para ser criado. Usando da maneira correta, podem ser boas ferramentas. 

2. Sistemas de recomendação de conteúdo 

Frequentemente, ao entrar em algum site de conteúdo, percebemos um padrão de comportamento que foi entendido. Essa é uma das aplicações da inteligência artificial. Por exemplo, diversas plataformas de streaming usam de I.A para identificar um padrão no conteúdo assistido pelos seus usuários. Frequentemente, suas recomendações ficam mais precisas por causa destas ferramentas. 

3. Tradução e transcrição em tempo real 

É também possível traduzir simultaneamente o que está sendo falado em outro idioma que não seja o seu. Dessa forma, é possível também receber I.A que analisam vídeos e que dublam vídeos em questão de minutos. Um exemplo disso é o bot EzDubs.  

Outras plataformas de vídeo como o Zoom e o Teams também possuem tecnologias de tradução. Além disso, no mesmo Microsoft Teams, durante a visualização das aulas gravadas, é possível visualizar a transcrição do áudio e ir diretamente para determinadas falas. 

4. Reconhecimento de Imagem 

O Google Lens, famoso aplicativo que consegue identificar imagens e pesquisar informações, utilize de inteligência artificial. É uma utilidade bem interessante e facilita muito nossas buscas quando não sabemos aquilo que estamos vendo. Além disso, o reconhecimento de imagem por parte da I.A pode ser usada para fins de segurança e vigilância, sendo uma das aplicações da inteligência artificial.

5. Análise de dados

A IA pode ser usada para analisar dados para identificar padrões e tendências de comportamentos. Ou seja, pode ser usada em finanças e marketing, entre outros mercados que utilizam de dados para serem mais precisos. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário