Duas das aranhas mais mortais do mundo estão gerando transtornos para moradores de um país específico. No caso, trata-se da Austrália, lugar conhecido por seus animais exóticos e por uma natureza cheia de perigos. As espécies em questão são: aranha-teia-de-funil e a aranha-rato-oriental.
Veja também: Como afastar aranhas de casa? Esses 4 truques simples e úteis resolvem
As duas aranhas citadas estão aparecendo nas piscinas de várias regiões do país após fortes chuvas. Inclusive, elas podem viver por mais de 24 horas em uma piscina.
Alerta de mau tempo para aranhas
Os alertas de mau tempo na Austrália têm sido intensos na região de Nova Gales do Sul e no Norte do país. Todos os lugares citados possuem relatos de aparecimentos das aranhas mega peçonhentas. O que acontece, de acordo com uma reportagem da 9news é que as chuvas fazem os aracnídeos de movimentarem.
“Elas geralmente procuram abrigo, então a borda sob a piscina cria um ótimo ambiente para elas se esconderem e ficarem secas. No entanto, às vezes eles podem cair acidentalmente na piscina”, disse Sam Herrmann, um criador de répteis do Australian Reptile Park.
Aranhas estão entre as mais perigosas do mundo
A aranha-teia-de-funil encontra-se no top 10 das mais venenosas do mundo, sendo que os machos têm uma toxina mais potente do que as fêmeas. Contudo, desde 1950 existe um soro para tratar as picadas desse animal, o que fez o número de mortes ser reduzido a zero. Porém, uma criança pode entrar em óbito alguns minutos após ser picada.
As aranhas-rato-oriental são ligeiramente menos letais que as citadas acima, mas ainda assim são perigosas. Ambas conseguem passar um longo período na água, pois prender bolhas de ar nos seus pelos.
“Eles podem sobreviver por várias horas e, às vezes, uma aranha com aparência completamente morta pode se contorcer repentinamente ou voltar à vida lentamente”, explicou a gerente de coleção de aracnologia do Museu Australiano à 7News.
Um comunicado oficial diz para que os australianos chequem suas piscinas antes de pular na água para evitar acidentes.