scorecardresearch ghost pixel



Algoritmo do Twitter privilegia pessoas em ‘lista VIP’; quem são eles?

A 'lista VIP' do Twitter teria sido criada pelo próprio Musk em fevereiro.



De acordo com documentos internos obtidos pelo site Platformer, o Twitter tem uma espécie de ‘lista VIP’ de contas privilegiadas que recebem mais visibilidade do que usuários comuns. Entre os membros da lista estão nomes como Elon Musk, CEO da rede social, jogadores de basquete, youtubers, jornalistas e políticos.

Leia também: Elon Musk e especialistas pedem a suspensão de tecnologias de IA

Ao todo, são 35 contas monitoradas e impulsionadas pelo algoritmo da plataforma. O Platformer denuncia ainda que os membros da lista VIP podem acionar diretamente os engenheiros do Twitter caso percebam que suas publicações não estão sendo devidamente impulsionadas.

Tudo indica que a lista tenha sido criada pelo próprio Musk, que monitora 35 contas garantindo que elas tenham alto engajamento.

Isso porque, recentemente, em fevereiro, o Twitter atualizou seu algoritmo para entregar melhor as publicações do próprio Elon Musk, após o CEO brigar com engenheiros por conta do baixo engajamento na rede social. Embora tenha criado a lista VIP, Musk mantém publicamente o discurso de que todas as pessoas devem ser tratadas igualmente no Twitter.

Quem está na ‘lista VIP’ do Twitter?

Entre outros problemas, a lista VIP do Twitter levanta questões sobre a transparência da plataforma e a igualdade no tratamento dos usuários. A seleção de contas privilegiadas pode afetar a visibilidade de outros usuários que não estão na lista. Ainda, é possível que o algoritmo privilegie certos tipos de conteúdo em detrimento de outros.

Confira abaixo parte da lista que foi divulgada. Além de Musk, a lista conta com nomes como:

  • LeBron James, jogador de basquete;
  • Ben Shapiro, fundador do jornal conservador Daily Wire;
  • @catturd2, um perfil que faz comentários conservadores no Twitter;
  • Alexandria Ocasio-Cortez, deputada dos Estados Unidos;
  • Joe Biden, presidente dos Estados Unidos;
  • MrBeast, youtuber;
  • Matt Yglesias, jornalista;
  • Glenn Greenwald, jornalista;
  • Noah Smith, jornalista;
  • Adrian Wojnarowski, jornalista.

Mais um escândalo na conta da gestão de Musk frente à rede, a lista VIP do Twitter é apenas um exemplo de como as redes sociais podem favorecer alguns usuários em detrimento de outros. Vale lembrar que a plataforma tem uma assinatura paga para usuários, o Twitter Blue.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário