scorecardresearch ghost pixel



Mudança de nome da Wikipédia? Elon Musk oferece fortuna por trocadilho ‘proibidão’

O empresário fez uma oferta para o famoso site Wikipédia que, como todos sabemos, é uma enciclopédia livre e aberta à colaboração de todos.



Parece que o excêntrico bilionário Elon Musk, conhecido por suas empreitadas no espaço e na indústria automobilística, está novamente fazendo manchetes. Desta vez, não se trata de Marte ou carros elétricos, mas sim de uma proposta bem, digamos, inusitada.

Leia também: Dormir no escritório e não tomar banho: o que Elon Musk faz de ‘bizarro’?

O empresário fez uma oferta para o famoso site Wikipédia que, como todos sabemos, é uma enciclopédia livre e aberta à colaboração de todos. No entanto, a condição que ele impôs para a doação foi tão peculiar quanto ele próprio: Elon Musk ofereceu a incrível quantia de US$ 1 bilhão, o equivalente a mais de R$ 5 bilhões, para uma única mudança no nome do site. Isso mesmo, apenas uma letra deveria ser trocada.

A proposta era simples, mas carregada de humor de gosto bastante duvidoso

Musk queria que o “W” de Wikipédia fosse substituído por um “D”, transformando o nome do site de “Wikipédia” para “Dikipédia”.

A brincadeira fazia uma referência, digamos, bem explícita ao órgão genital masculino, algo que só faz sentido em inglês. É inegável que o trocadilho é ousado, para dizer o mínimo.

Mas por que Musk decidiu fazer essa proposta tão peculiar? Acontece que o cofundador do site, Jimmy Wales, havia feito um apelo por contribuições monetárias dos leitores. O apelo de Wales gerou um questionamento de Musk, que começou a indagar por que os proprietários da enciclopédia on-line estavam pedindo tanto dinheiro e como exatamente operavam.

Segundo o bilionário, todas as campanhas de arrecadação do site já acumulavam milhões de dólares em doações, e a dúvida de muitos era: para onde vai todo esse dinheiro? Claramente, Musk não estava sozinho em suas perguntas, e havia uma preocupação legítima sobre a transparência na gestão dos recursos.

Em resposta às preocupações levantadas, Samantha Lien, porta-voz da Wikimedia Foundation, explicou que a reserva monetária da organização equivale a um ano de orçamento operacional.

Se houvesse circunstâncias que afetassem a nossa capacidade de angariar esses fundos durante esse período, poderíamos acabar numa situação urgente — a reserva é uma rede de segurança para proteger a Wikipédia contra tal possibilidade“, completou Samantha.

No final das contas, a proposta de Elon Musk foi, sem dúvida, uma jogada ousada e um tanto excêntrica. No entanto, ela nos faz pensar sobre como as organizações sem fins lucrativos gerenciam seus recursos e garantem a transparência em suas operações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário