Geralmente, o início de cada mês conta com um momento destinado pela maioria dos brasileiros à quitação das suas dívidas referentes aos seus gastos nas semanas anteriores. Estamos falando da conta de água, de internet e de energia. Esta última segue sendo uma das mais caras. Veja se gastará menos em abril com a conta de luz.
Leia mais: Tarifa Social: talvez você possa ter direito e não sabe, confira as regras
Os consumidores precisam ficar atentos, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma notícia animadora acerca da bandeira deste mês. Segundo o órgão, o valor da conta em abril poderá ser baixo.
Para entender melhor as mudanças, é importante compreender o que são as bandeiras tarifárias que influenciam no valor final do boleto. De acordo com as informações do Governo Federal, este é um sistema que sinaliza aos brasileiros os custos reais da geração de energia elétrica. Ele é dividido em cores (verde, amarela e vermelha) e aponta se a eletricidade custará mais ou sairá mais barata, devido às condições de geração daquele período.
Bandeira desse mês é verde
Neste mês de abril, a bandeira será verde por decisão da agência e, portanto, as faturas não cobrarão taxas de nível de água dos reservatórios das hidrelétricas. Sendo assim, tudo que os cidadãos precisam pagar são valores referentes aos tributos, além do seu próprio consumo. Esse já é a décimo segundo mês consecutivo em que a população felizmente encontra a bandeira verde indicada na conta. Essa condição é, sem dúvidas, influenciada pelo período das chuvas, que está favorecendo a manutenção das condições ideais dos reservatórios.
A autarquia espera que essas circunstâncias contribuam para a geração de energia no período seco, que geralmente deixa a conta mais cara nesse momento, devido à redução do nível da água nos reservatórios.
Em períodos de estiagem, o governo busca alternativas que não interrompem o abastecimento, como o uso das termoelétricas, cujo custo é maior e consequentemente impacta no orçamento doméstico da população.
A bandeira verde indica que todo o sistema está dentro da normalidade. A bandeira amarela ressalta que o nível da água reduziu, logo uma taxa extra será cobrada. O indicativo vermelho, por sua vez, revela que a situação está crítica, impactando significativamente na fatura.
Nova forma de pagamento da conta de luz
Os consumidores poderão contar com uma facilidade na hora de pagar a conta de energia elétrica. O diretor da Aneel, Ricardo Tili, aprovou medida para que as contas sejam quitadas por PIX, através do QR Code.
Tili considera que a modernização no sistema de pagamento do país chegou, e que o setor elétrico também precisa participar desse movimento. Após a divulgação, as companhias distribuidoras de energia terão o prazo de 120 dias para se adaptarem à novidade.