scorecardresearch ghost pixel



Banco Central autoriza cobrança de taxas no PIX apenas NESTES casos

Possibilidade de cobrança de taxas pelo PIX vale apenas para algumas situações. Veja todas elas e saiba como evitar o pagamento extra.



O Banco Central aprovou uma resolução que altera algumas regras do PIX. Uma delas permite a cobrança de taxas, que é algo temido por muitos dos brasileiros. Bem, se você está com receio de acabar prejudicado nessa história, respire fundo. Saiba que as alterações valem somente para algumas citações. Confira todas elas.

Leia mais: Nubank revoluciona no Pix e lança grande novidade para clientes brasileiros

Não é todo mundo que terá que pagar alguma taxa para usar o PIX a partir de agora. A decisão envolve situações muito específicas de uso do sistema, principalmente para quem utiliza de forma comercial. Até então, o PIX era gratuito para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e empreendedores individuais (EI).

Cobrança de taxas no PIX

Desde sempre, as pessoas jurídicas já podiam ser cobradas pelas transferências e pagamentos. O motivo é a quantidade movimentada. Ela permite que taxas sejam aplicadas para PF, diferentemente do que acontecia até então para os demais usos da ferramenta de pagamento. O serviço não incluía a cobrança de taxas.

A questão é agora os públicos que estão isentos podem ter de pagar alguns valores, mas somente em determinadas situações. A”novidade” recai, por exemplo, sobre aqueles que recebem mais de 30 transferências em um mês e ainda sobre quem recebe transferências por meio de um QR Code dinâmico.

A cobrança é possível também para as movimentações de pessoas jurídicas via QR Code e dinheiro em uma conta exclusiva para uso comercial. Sobre o valor da cobrança, saiba que isso pode variar. É que, segundo o Banco Central, a taxa é definida pelo próprio banco e pode ser consultada nos regimentos e na conta bancária do cliente.

Além disso, as instituições financeiras podem decidir por não cobrar valor algum. Bacana, hein? A gratuidade do sistema de pagamento não se aplica às operações realizadas por meio de canais de atendimento pessoal ou telefone, ou seja, é somente sobre aquelas feitas pela internet.

Mesmo com as mudanças anunciadas pelo Banco Central, o PIX deve continuar sendo o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros por diversos fatores. Entre eles, a segurança e a isenção de taxas para a maioria das pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário