scorecardresearch ghost pixel



Após polêmica, governo oficializa novo teto de juros para consignado

Medida já foi publicada no Diário Oficial da União. Valores foram acordados com as instituições financeiras que já voltaram a oferecer o benefício.



Agora é o oficial! O novo teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira, 30. Agora, o limite para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,97%. Já as taxas de juros do cartão de crédito podem chegar a até 2,89%.

Leia mais: Pelo menos 5 bancos anunciam retomada do crédito consignado do INSS

Os novos valores tiveram definição pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em comum acordo com as instituições financeiras.

Entenda o caso

No dia 13 de março, o CNPS tinha definido outras taxas máximas para os juros: 1,70% para consignado e 2,62% para operações de cartão de crédito. Por isso, o empréstimo consignado do INSS ficou suspenso em diversos bancos por quase duas semanas.

Sobre o recuo do governo federal e elevação da taxa que tinha ido para 1,70%, Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, afirmou, por exemplo, que a ação foi necessária para garantir o empréstimo consignado para beneficiários do INSS. “Continuo achando a taxa alta, mas a gente tem que fazer o que é possível, nem sempre o que a gente quer”, completou o ministro.

Ao mesmo tempo, o plenário então deliberou a criação do processo de realização em até 60 dias dos grupos de trabalho. Eles devem tratar da operação de cartão de crédito consignado e endividamento.

Retomada

Por fim, com o reajuste da taxa de juros, pelo menos cinco bancos retomaram a concessão do empréstimo. Dentre eles, estão a Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Pan.

O que é o crédito consignado

O crédito consignado do INSS é uma modalidade de empréstimo pessoal destinada a aposentados e pensionistas do INSS. Nesse tipo de crédito, as parcelas são descontadas diretamente do benefício do INSS, reduzindo o risco de inadimplência.

As taxas de juros do crédito consignado do INSS são menores do que as de outras modalidades de empréstimo, o que torna essa opção uma alternativa mais vantajosa para quem precisa de dinheiro rápido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário