scorecardresearch ghost pixel



Até 30% de desconto: como funciona a venda de carro zero km para MEI

Quem é MEI pode comprar carro com até 30% de desconto, mas precisa ficar atento aos detalhes para não se arrepender.



Nem todo mundo sabe, mas MEIs (Microempreendedores Individuais) podem ter até 30% de desconto na compra de carros zero quilômetro. Esse benefício é possível graças a programas de venda direta das montadoras, que incluem empresas e frotistas.

Leia também: Aviso para MEIs: obrigatoriedade de nota fiscal eletrônica é adiada para setembro

A porcentagem de desconto varia de acordo com a montadora e o modelo e versão de cada veículo. As marcas têm o direito de suspender descontos nos modelos mais procurados pelo público, por exemplo.

Para solicitar um modelo, as concessionárias exigem documentos que comprovem a existência da empresa, como Cartão CNPJ e Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. A compra é feita diretamente da fabricante, apesar de ser intermediada por concessionárias.

Outra diferença é que, em vez de comprar um carro que já foi fabricado, o cliente paga por um modelo que ainda será produzido, o que pode levar até 150 dias para ser faturado e entregue.

Apesar de dar até 30% de desconto, compra de carro por MEI exige atenção

Ao comprar um veículo via CNPJ, é preciso ter em mente que o carro passa a ser da empresa, não do empresário. Isso significa que o carro pode ser penhorado para pagar dívidas da pessoa jurídica, e as multas, obrigações e dívidas do veículo serão cobradas da empresa, que poderá sofrer penalidades.

Outro ponto importante é que não é possível vender o carro antes de completar 12 meses da compra. Essa é uma das regras para ter o direito ao desconto e proteger o mercado de pessoas que compram carros na modalidade para vendê-los mais caros.

Segundo apurou a coluna Paula Gama, do UOL, na Volkswagen, todos os modelos estão disponíveis na modalidade de vendas para CNPJ e possuem condições especiais para MEI a partir da primeira unidade. Os descontos variam entre 6% e 17%, de acordo com o modelo e vocação de utilização.

Já a Nissan tem descontos para CNPJ em todos os veículos, sendo que o Leaf possui o maior desconto, de 21%. A Hyundai tem uma política de venda para frotistas, que se aplica se o CNPJ quiser comprar a partir de dois veículos. Se o pedido for apenas de um veículo, o CNPJ precisa “provar” que já tem uma frota mínima de três carros.

Para checar se o modelo que você gostaria de comprar tem desconto para MEI, é preciso se dirigir à área de “Venda Direta” nas concessionárias da marca. Embora seja uma negociação relativamente simples, é preciso estar atento aos detalhes, como as regras para o direito ao desconto, a demora na entrega e a possibilidade de penhora do carro para pagar dívidas da empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário