scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motorista: ISSO é o que precisa saber para evitar o golpe da CNH

Todo cuidado é pouco para que você não se torne a próxima vítima. Veja como evitar cair no golpe e acumular prejuízos.



Está cada vez mais comum nos depararmos com anúncios de “autoescolas” oferecendo serviços com valores bem abaixo do mercado em publicações em redes sociais e aplicativos de mensagens. A solução acessível acaba, muitas vezes, seduzindo quem quer tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A questão é que o anúncio pode trazer muita dor de cabeça, por ser falso. Veja como sair ileso do golpe.

Leia mais: ESTAS são as 5 infrações que mais têm causado a suspensão de CNHs

As mensagens prometem facilidades, como ter acesso à habilitação sem a necessidade de passar por todos os exames obrigatórios, enquanto a isca é que os anúncios destacam que o documento é “totalmente original e autêntico”, com consulta no sistema CNH Digital. Será mesmo? Não! Cuidado com os criminosos.

Como evitar o golpe

A primeira coisa a se fazer é internalizar que é impossível ter acesso à CNH sem passar por todas as etapas previstas, como os exames psicológicos e médicos, além de cursos teóricos e práticos. Vale lembrar que tais ações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), logo não podem ser ignoradas.

Sendo assim, quem se seduz pelas “facilidades” ofertadas nas “promoções” terá, além do prejuízo financeiro, problemas futuros com a autenticidade da documentação. Isso porque provavelmente a CNH recebida será falsa, ou seja, não terá registro no Sistema de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach). Vale ressaltar que quem cair neste tipo de golpe também está sujeito a responder pelo crime de falsificação de documento.

Na prática, a falsificação de documento é crime com pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa.

Diante deste cenário, ao escolher uma autoescola para entrar com o processo para emissão da certeira, é importante observar alguns critérios. Portanto, vale sempre checar a situação legal da escolha junto ao Detran de seu estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário