scorecardresearch ghost pixel



ESTAS são as 5 infrações que mais têm causado a suspensão de CNHs

Com as alterações feitas no CTB, muitos motoristas têm sido pegos de surpresa com infrações e com a suspensão de suas CNHs.



A suspensão da carteira de motorista é uma medida tomada quanto aos condutores que insistem em não respeitar as regras. Todo cuidado no trânsito é necessário para evitar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acabe inutilizável por causa de infrações. A atenção deve ser redobrada graças às alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2021. Veja como não ter o seu direito de dirigir revogado.

Leia mais: Vai pegar a estrada no feriadão? Cuidado, nova lei do farol já está valendo

As mudanças afetaram principalmente o número de pontos necessários para a suspensão do documento. Com isso, o limite aumentou, deixando a medida um pouco mais branda para os condutores. Além disso, foi alterado também o prazo de validade da carteira, que passa a ser idêntico ao de outros documentos de identificação.

Sendo assim, a validade varia de acordo com a idade e com a pontuação. No caso dos pontos, eles foram implementados com o propósito de evitar as violações de trânsito.

Quais infrações podem gerar a suspensão da CNH?

Uma lista com as faltas que podem levar à suspensão da CNH foi feita pelo Detran. Em resumo, o número de casos que podem levar a essa condição são grandes. Estes são alguns dos motivos mais comuns:

  • Ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50%;
  • Dirigir veículo sem ter uma CNH ou permissão para dirigir;
  • Disputar corrida em via pública;
  • Conduzir veículo sob efeito de álcool ou drogas.

Processo

A suspensão da carteira de motorista irá variar de acordo com as normas estabelecidas por cada estado. Em geral, o procedimento se inicia a partir do momento em que o motorista é notificado pela autoridade de trânsito competente a respeito da transgressão cometida. Esse comunicado pode se dar pelos Correios ou pessoalmente.

A partir desse momento, o prazo que o condutor tem pada apresentar uma defesa ou recurso começa a contar. Em caso de indeferimento, será aplicada uma penalidade de suspensão da CNH, variando de dois a 24 meses. Durante esse período, o motorista fica proibido de dirigir e deve entregar o documento às autoridades responsáveis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário