Se você mora no norte ou no nordeste do país, é melhor ficar atento com as chuvas de hoje. De acordo com a previsão do tempo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre as regiões, fazendo com que os volumes de chuva possam chegar aos 150 milímetros (mm).
Leia mais: Chuva, frio ou calorão: como será o outono deste ano em cada região?
Esse será o caso de diversas cidades, incluindo Cruzeiro do Sul (AC), fronteira com a Bolívia. Segundo a previsão, deve chover cerca de 150mm no município nas próximas 24 horas, assim como em Piriri (PI). Em contrapartida, o tempo deve ficar firme no restante do país.
No entanto, a frente fria chega no Centro-Oeste, principalmente na faixa sul do estado de Goiás e Mato Grosso. Conforme a meteorologia, a frente fria será responsável por chuvas rápidas e pontuais em alguns pontos dessas áreas. Dessa forma, essa mesma condição é esperada também no sul do Minas Gerais.
Previsão para a primeira semana de abril
As chuvas marcarão presença em algumas cidades do país, sendo volumosa na faixa que vai de Santa Maria (RS) até Lagoa dos Patos (RS). Assim, o esperado é que os acumulados cheguem aos 150mm entre terça (4) e sábado (8). O mesmo volume deverá ocorrer também no norte do Piauí, Pará, norte do Ceará e no sul do Amapá.
Além disso, 100mm estão previstos para o leste do Mato Grosso e na divisa entre Acre, Amazonas e Rondônia. Entretanto, o tempo segue firme na Bahia, no nordeste mineiro, em Alagoas, Pernambuco, Roraima e Espírito Santo. Já em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, as chuvas serão fracas e rápidas.
Por fim, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta terça (4), sendo responsável por diminuir ainda mais a temperatura na região. Assim, é esperado que as temperaturas aumentem um pouco durante a semana, porém que voltem a cair a partir de sábado (8). Desse modo, a mínima deverá ser de 7ºC nas serras gaúcha e catarinense.