Ao escolher quais vegetais incluir em uma dieta saudável, é importante considerar os nutrientes e vitaminas que cada um oferece. Em um estudo realizado em 2014 pela Universidade de William Paterson, em Nova Jersey, Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que o agrião é a hortaliça mais nutritiva e benéfica para a saúde, ou seja, um dos mais saudáveis no mundo.
Veja também: Compulsão alimentar: CUIDADO, a culpa pode estar nestes 6 alimentos
Agrião é alimento poderoso para a saúde
Publicado na revista Preventing Chronic Disease do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, o estudo destacou que o agrião é rico em vitaminas e minerais essenciais, como vitamina K, vitamina C, cálcio e ferro. Além disso, o agrião é baixo em calorias e pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir o risco de doenças crônicas.
Antes da descoberta da excelência do agrião como hortaliça, os pesquisadores em questão empreenderam um estudo para definir o conceito de “vegetais poderosos” (PFV), uma referência ideal de frutas e legumes para prevenir doenças crônicas.
Para realizar tal pesquisa, Jennifer Di Noia, líder do estudo, criou uma lista de 47 frutas e legumes e analisou sua densidade nutricional. Dentre esses alimentos, 41 forneceram pelo menos 10% da RDA de nutrientes. Porém, o agrião foi o que mais se destacou como o mais saudável e nutritivo.
Alimento pode combater a anemia
O agrião é considerado o vegetal mais saudável e nutritivo de todos, de acordo com um estudo da Universidade de William Paterson. A pesquisa considerou a densidade nutricional de 47 frutas e vegetais, e ele alcançou a pontuação máxima de 100. Ou seja, uma porção de 100 kcal desse vegetal fornece 100% da dose diária recomendada de nutrientes essenciais.
Além disso, o agrião é rico em ferro e pode ajudar a combater a anemia e a purificar o organismo. No entanto, é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve incluir uma variedade de alimentos nutritivos, como outros vegetais e frutas.