Café pode te deixar ‘bêbado’ de verdade; veja quantos copos são necessários

Um estudo mostrou que algumas pessoas podem realmente ficar bêbadas com algumas xícaras de café. Entenda qual é o limite da substância para o corpo.



Você é do tipo que toma muito café ao longo do dia e sente os efeitos da bebida com facilidade? Saiba que algumas pessoas permanecem como zumbis se não tomam uma generosa xícara logo pela manhã.

Veja também: Depois de ler isto, você pensará 2 vezes antes de descartar a borra de café

No entanto, também existem as pessoas que depois de duas ou três xícaras ficam agitadas. Neste caso, há uma sensibilidade maior à cafeína, que faz com que o organismo se mantenha hiper-estimulado.

Pensando nisso, a pergunta que fica é: qual é o limite de café para não agredir a saúde do organismo? Pesquisadores de várias universidades do mundo já chegaram a um consenso sobre o assunto.

No entanto, é preciso lembrar que estamos falando de um café comum. Existem cafés que podem ter adições maiores de cafeína e, neste caso, a quantidade revelada abaixo tende a ser diferente.

Qual é o limite de café que uma pessoa pode tomar?

A maioria dos profissionais médicos irá dizer-lhe para limitar a ingestão de cafeína a 400 mg por dia. Isso se traduz em quatro xícaras de café em um período de 24 horas. No caso, estamos falando de 4 xícaras grandes, de 250 ml.

No entanto, para uma pessoa terminar intoxicada por cafeína, seria necessário mais do que o dobro desse limite. Ou seja, algo em torno de 9 xícaras de café no dia, com 250 ml cada uma.

A intoxicação por cafeína (um distúrbio psiquiátrico real) geralmente não faz efeito até que uma pessoa tenha ingerido 1000 mg de cafeína e geralmente de uma só vez. Por isso, dificilmente você passará por esse problema.

Café pode te deixar bêbado!

Um estudo de 2018 examinou o DNA de 3.000 voluntários que bebiam de café com regularidade. Eles descobriram que algumas pessoas no estudo tinham uma variação de um gene chamado PDSS2. O PDSS2 reduz a capacidade do corpo de quebrar a cafeína.

Sendo assim, algumas pessoas podem reter mais da substância no organismo do que as outras. Isso faz com que elas fiquem como se estivessem “bêbadas”. Neste caso, é melhor reduzir a quantia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário