Atualmente, é inegável que optar pelo uso do cartão de crédito no pagamento de compras é uma opção mais prática e muitas vezes mais segura, já que ele não nos expõe aos mesmos riscos de quando estamos andando com dinheiro em espécie. Sem falar da praticidade e da conveniência! Elas não podem ficar de fora desse pacote de vantagens.
Leia mais: Tem cartão Itaú? Benefício EXCLUSIVO é anunciado para clientes
Escolher o dinheiro como forma de pagamento também pode te garantir benefícios em determinadas ocasiões, que vão desde descontos em pequenas compras até mesmo um efeito psicológico, que acaba influenciando no controle financeiro. Veja como é que escolher o dinheiro pode ser mais vantajoso ao longo do texto.
O cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento do momento, pois é usada por consumidores em todo o mundo. Sendo assim, o Brasil não fica de fora dessa. Segundo um levantamento realizado pela Serasa, divulgado no ano passado, 70% dos brasileiros que fazem uso do cartão têm três ou mais cartões.
Outra pesquisa, dessa vez feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), apontou que o uso do cartão de crédito para pagamentos aumentou em um percentual de 42,4% somente nos três primeiros meses de 2022.
Com esses dados, é possível notar que as transações nessa modalidade já se tornaram um hábito do brasileiro. Apesar de a tecnologia ter favorecido o aparecimento de novas formas de pagamento, como o também famoso PIX, quitar alguma conta em dinheiro pode ser vantajoso e ainda é visto pelo mercado como uma opção valiosa e benéfica.
Quais são as vantagens em pagar no dinheiro vivo?
Em pequenas compras feitas com comerciantes locais, o dinheiro em espécie pode ser uma forma de garantir um desconto, além de evitar as taxas que surgem por causa dos valores impostos na maquininha de cartão de crédito.
Outras taxas adicionais que podem surgir com o cartão de crédito também podem ser evitadas, como aquelas que vêm com o acúmulo de dívidas, o que deixa a vida financeira equilibrada. E por falar em equilíbrio nas finanças, o pagamento em dinheiro também possibilita que a pessoa observe o que está sendo gasto.
Isso, no dia a dia, permite que o cidadão tenha um maior controle do seu orçamento.
Com isso, o consumidor deixará de gastar com coisas desnecessárias e assim terá mais dinheiro em mãos, que pode ser usado no planejamento de algum projeto ou para atingir aquela meta que nunca saiu do papel.
Vale mencionar que o cartão de crédito não deve ser visto como algo maléfico, por isso, cabe ao cidadão analisar quais formas de pagamento atendem melhor as necessidades dele.