No dia 27 deste mês, na última segunda-feira, um peixe gigante foi encontrado no cais da Baía de Vitória. Infelizmente, o animal já estava sem vida quando os moradores perceberam o encalhe. Segundo o Instituto Orca, estes eventos são raros e dependem de vários motivos. Nesse caso, as avaliações seguem sendo feitas no laboratório, a fim de identificar a causa.
Veja também: Conheça 5 animais exóticos que vivem nas profundezas do mar
Tubarão-baleia: um dos maiores peixes do oceano
O tubarão-baleia é um dos maiores peixes do oceano, assim como a espécie encontrada no Espírito Santo. Com mais de 11 metros de comprimento e 12 toneladas, continua gigante ao lado de carros e caminhões.
Os casos envolvendo encalhes não são frequentes, o que atraiu a curiosidade dos técnicos. Sendo assim, o Instituto Orca identificou que o peixe é da família dos Rhincodon Typus e será enterrado em um local específico. Confira a imagem abaixo que mostra melhor a dimensão do animal:
Por que o peixe gigante morreu?
Antes de mandar o corpo do tubarão-baleia para o cemitério de animais, a necrópsia deve ser realizada. O objetivo é identificar o que causou sua morte, observando os tecidos e órgãos que restaram após a decomposição.
Até o momento os especialistas conseguiram analisar o estômago, constatando que o peixe estava saudável. Não foram encontrados sinais de machucados, pedaços de redes de pesca ou substâncias venenosas.
É importante verificar as causas e efeitos, a fim de proteger a vida marinha. Qualquer intervenção humana no ecossistema é proibida, considerada crime ambiental. Portanto, os pesquisadores aguardam uma resposta.
O tubarão encontrado na Baía de Vitória: um mistério
Este caso gerou um verdadeiro mistério em torno da baleia que apareceu na Baía de Vitória. As respostas ainda são insuficientes para explicar o que aconteceu de verdade. Como o peixe gigante foi parar lá?
Se não há sinais de pesca ilegal, problemas de saúde e outras anormalidades, o que pode ter acontecido? Até o final da necrópsia, espera-se que alguém possa chegar a uma conclusão, para evitar outros casos parecidos.