Chuva ou tempo firme? Veja como se preparar para o clima hoje (13/04)

Com o avanço da frente fria e a chegada de uma massa de ar seco, as chuvas vão abrindo espaço para o tempo firme em alguns estados.



Má notícia para os brasileiros que estavam esperando uma trégua das chuvas. De acordo com a previsão do tempo, é esperado que as chuvas voltem a se espalhar por todo Centro-Sul nesta quinta-feira (13). Desse modo, há chances de precipitações volumosas na metade sul gaúcha e também em áreas do oeste catarinense e paranaense. A mesma condição é esperada também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Veja também: CNH GRÁTIS: Detran abre 3.500 vagas para quem é inscrito no CadÚnico

Dessa forma, há possibilidade de chuva forte com ventos, trovoadas e descargas elétricas nas regiões citadas acima. No entanto, as chances de granizo são pequenas. No Sudeste, as chuvas acontecerão de forma rápida e intercaladas com períodos de melhoria, assim como em grande parte da região Centro-Oeste.

Já na porção norte do país, maiores acumulados de chuvas são aguardados desde o leste do Amazonas até o noroeste do Maranhão. Contudo, se o seu intuito é pegar uma praia no nordeste, saiba que as condições estão favoráveis. O tempo firme chama a atenção em grande parte do interior nordestino, especialmente na Bahia.

Chuvas permanecem na sexta-feira

A semana se encerrará com possibilidade de chuva na maior parte do país, devido à atuação de instabilidades diferentes. Assim, o destaque para o Norte e o Nordeste é a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que pode causar chuva volumosa no Pará e em áreas costeiras do Piauí ao Rio Grande do Norte.

No Centro-Sul, a frente fria seguirá avançando e provocando chuvas fortes e volumosas em todo Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Dessa forma, são esperados volumes entre 15 e 60 milímetros desde o norte gaúcho até o sudeste do Mato Grosso. Mas atenção: as chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas, rajadas de ventos de até 50 km/h e descargas elétricas.

Além disso, a frente fria deve chegar também ao Vale da Paraíba em São Paulo, na Zona da Mata Mineira e no Rio de Janeiro, causando chuva significativa. Em contrapartida, a massa de ar seco que chega no Rio Grande do Sul com a saída da frente fria, garantirá o tempo firme.

Por fim, tempo firme também para boa parte da região Nordeste, assim como em alguns momentos entre o norte de Minas Gerais e o leste de Tocantins.




Voltar ao topo

Deixe um comentário