scorecardresearch ghost pixel



Como o ChatGPT pode tornar a semana de 4 dias de trabalho uma realidade?

De acordo com o economista, o ChatGPT e outras IAs podem facilitar o processo para que as empresas adotem a semana de trabalho menor.



Com a pandemia, o home office passou a ser a realidade da maioria dos profissionais. Grande parte deles mantém o modelo de trabalho até hoje, mesmo com o fim do isolamento social. Você sabia que uma tecnologia pode ser a porta para um novo modelo de trabalho desejado por grande parte dos trabalhadores? Fique atento ao ChatGPT.

Leia mais: Homem pede que ChatGPT crie empresa: hoje, ela já vale US$ 25 mil

De acordo com o economista vencedor do Prêmio Nobel, Christopher Pissarides, a ferramenta pode possibilitar que a semana de quatro dias de trabalho seja implantada com mais facilidade. De acordo com Pissarides, o mercado de trabalho não irá enfrentar um caos de substituição de seres humanos por máquinas e robôs.

Segundo a previsão do economista, a situação será exatamente oposta. Com a evolução da tecnologia, será possível se adaptar com rapidez suficiente aos chatbots que utilizam a inteligência artificial (IA). A declaração de Christopher minimiza as preocupações que os trabalhadores vêm tendo diante dos rápidos avanços dos recursos.

ChatGPT pode aumentar a produtividade

Ao contrário do que prega o maior medo das pessoas, as demissões em massa pela substituição de humanos por máquinas é uma ilusão. Pissarides afirmou que a sua visão é mais otimista do que o cenário projetado pela maioria.

“Estou muito otimista de que poderíamos aumentar a produtividade. Poderíamos aumentar nosso bem-estar geral no trabalho e ter mais lazer. Poderíamos adotar uma semana de quatro dias facilmente”, afirmou durante uma conferência em Glasgow.

O economista ainda afirmou que a tecnologia pode dar uma guinada negativa, caso seja utilizada para a vigilância ou invasão de privacidade; contudo, se ela for utilizada da maneira correta e com boas intenções, poderá fazer uma “grande diferença”.

“Pode eliminar muitas coisas chatas que fazemos no trabalho e deixar apenas as coisas interessantes para os seres humanos”, justificou.

Empresários estão preocupados com impacto da IA

Algumas empresas estão preocupadas com o impacto que o avanço da IA pode ter na sociedade. Dessa forma, líderes de tecnologia, como o famoso Elon Musk, assinaram uma carta aberta no último mês, solicitando uma pausa no treinamento dos sistemas de IA.

“Simplesmente não há limite para a quantidade de trabalho que a humanidade pode gerar, se realmente quiser trabalhar”, afirmou Pissarides. “Vai demorar muito para ter um impacto real e, durante esse tempo, as pessoas vão se ajustar. O que você precisa nesse ajuste é basicamente ‘upskilling’”, um termo utilizado para se referir ao aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário