Recentemente, duas brasileiras foram presas na Alemanha acusadas de tráfico internacional de drogas. No caso, elas tiveram as malas trocadas durante uma viagem, no aeroporto. A situação assustou muitas pessoas e deixou vários turistas em pânico, com medo de passar pelo mesmo terror que as mulheres vivenciaram.
Veja também: 10 países onde mulheres que vão viajar sozinhas estarão mais seguras em 2023
Pensando nisso, a pergunta que fica é a seguinte: será que tem como evitar o golpe das malas trocadas no aeroporto? A resposta, no entanto, não é muito animadora, já que não existe uma fórmula mágica para evitar 100% o crime. Contudo, existem dicas para tentar se proteger ao máximo.
Dicas para se proteger do golpe das malas trocadas no aeroporto
Confira algumas dicas que podem ajudar os viajantes a se protegerem do golpe das malas trocadas dentro do aeroporto:
1 – Tire fotos e grave vídeos do despacho da sua bagagem para comprovar quais são suas malas verdadeiras. Hoje, o celular ajuda para qualquer pessoa poder gerar arquivos de imagem por meio da câmera. Utilize essa facilidade a seu favor.
2 – Sempre confira o peso e a etiqueta da mala. Antes de liberar a sua mala, o mais indicado é conferir o peso dela e as informações que constam em sua etiqueta. Inclusive, tire uma foto dessas informações, pois servirá como prova caso algo de inesperado aconteça.
3 – Guarde o comprovante e despacho. Outra atitude que ajuda a evitar o golpe das malas trocadas é guardar o comprovante de despacho da bagagem até chegar no destino final da sua viagem.
4 – Use rastreador. Hoje, existem dispositivos de rastreamento que podem ser colocados na sua mala de viagem. Isso ajudaria a mostrar que as malas originais estão em outro lugar.
5 – Nunca tire os olhos das suas malas. Outra dica útil para evitar o golpe das malas trocadas é sempre vigiar suas bagagens enquanto elas estão sob o seu olhar.
6 – Personalize sua mala. Uma dica interessante é procurar uma mala diferente das convencionais ou personalizá-la para que não seja fácil ter as malas trocadas durante a viagem.
7 – Identifique: sempre deixe suas malas identificadas.